Título: Previsão é de chuva até quinta-feira na Região Serrana
Autor: Merola, Ediane; Araujo, Isabel de
Fonte: O Globo, 17/01/2011, Rio, p. 10

Inmet informa que temporais devem diminuir ao longo da semana

Pelo menos até quinta-feira as chuvas não devem dar trégua à Região Serrana do estado. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia até quarta. Na quinta, há possibilidade de sol na parte da manhã, aumento da temperatura ao longo do dia e chuva em áreas isoladas. Segundo o Climatempo, o sol só deve raiar mesmo a partir de sexta-feira, com previsão de céu aberto e chuva fraca, no final da tarde.

Meteorologia diz que chuva agora não será tão forte

Segundo o meteorologista do Climatempo Paulo Matsuo, a tendência é de que haja redução no nível de precipitação na Região Serrana nos próximos dias, o que minimizaria os riscos de deslizamentos de terra.

- Segunda-feira (hoje) deve chover ainda de 30 a 40 milímetros ao longo do dia. Porém, ao longo da semana, esse índice cairá para 10 milímetros, o que é considerado uma chuva fraca - explica o especialista. - Estudos mostram que desastres e escorregamentos do solo ocorrem quando chove mais de 100 milímetros num dia, como aconteceu na semana passada.

Segundo Matsuo, as chuvas persistem devido à atuação de um fenômeno climático conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul - contraste do encontro de massas de ar quente e frio que provoca umidade e chuva - sobre os estados do Rio, Minas Gerais e norte de São Paulo. Na Região Serrana, as chuvas começaram terça-feira e não pararam. No Rio, o tempo permanecerá nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas em áreas isoladas. A máxima prevista é de 35 graus e a mínima, de 17 graus.

Segundo o instituto, a previsão é de que a situação se repita na capital até a próxima quarta.