Título: Em 2010, foram enviados 294 milhões de e-mails por dia. A maioria, spam
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 17/01/2011, Economia, p. 21
Mas as mensagens de phishing caíram misteriosamente no fim do ano
O número de mensagens de e-mail enviadas por dia no ano passado chegou a 294 bilhões, e 89% desse total correspondiam a e-mails não solicitados, isto é, spam, segundo a consultoria Pingdom. No planeta, estão em atividade atualmente 2,9 bilhões de contas de e-mail ¿ que, ao longo de 2010, enviaram 107 trilhões de mensagens.
Mesmo com a maioria dos e-mails classificados como spam, os principais fabricantes de antivírus no mundo alertam para um estranho fenômeno ¿ os e-mails de phishing e armadilhas on-line diminuíram drasticamente após o Natal, quando uma grande operação de spam se encerrou misteriosamente.
A propósito, a rede de spam Rustock também parou de funcionar no mesmo 25 de dezembro, mas voltou a operar discretamente na última segunda-feira. Por isso, é melhor ficar alerta.
As softwarehouses de segurança acreditam que os hackers preparam uma nova ofensiva de scams ¿ mensagens com links para sites falsos ou contendo vírus e afins que roubam dados financeiros dos usuários incautos.
Internet já tem 255 milhões de sites
Como sabemos todos, a farra de spams não vai parar. Pelo contrário, só tende a crescer, principalmente com a explosão das redes sociais, que continuará este ano.
A consultoria Pingdom lembra que o Twitter acrescentou cem milhões de usuários ao seu ambiente, e no segundo semestre de 2010 contava com 175 milhões de contas. Já o Facebook chegou perto dos 600 milhões de membros no fim do ano. A rede social ganhou 250 milhões de novos usuários em 2010.
Ainda segundo a consultoria, o número de internautas no mundo é de 1,97 bilhão.
A internet conta hoje com 152 milhões de blogs e 255 milhões de websites ¿ um crescimento aproximado de 21,4 milhões em relação a 2009.