Título: Ministério: não há condenação
Autor: Maltchik, Roberto; Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 19/01/2011, O País, p. 3
Segundo a pasta, sugestões do TCU para hospital foram aceitas
BRASÍLIA. O Ministério da Saúde informou, em nota, que o TCU não condenou o novo secretário de Gestão Estratégica e Participativa, Odorico Monteiro. Segundo a pasta, após auditoria de 2009, sugestões do tribunal para a obra do Hospital da Mulher foram aceitas e esclarecimentos vêm sendo feitos. "Todas as mudanças foram aceitas pelos auditores", ressaltou a pasta, acrescentando que a resposta ao último relatório (de outubro) será encaminhada nos próximos dias e que, em 20 anos como secretário de Saúde em quatro municípios, Monteiro não recebeu condenações sobre sua gestão.
Embora perguntado, o ministério não esclareceu se o ministro Alexandre Padilha tinha conhecimento, quando das nomeações, do relatório do TCU e das cobranças ao novo diretor de Atenção Básica, Heider Pinto. Sobre o diretor, explicou que a prestação de contas da Fundação Estadual de Saúde da Família da Bahia deve ser feita sempre em abril, referente ao exercício anterior, ao Conselho Curador, ao Conselho Fiscal e ao Ministério Público Estadual. Mas, "para ampliar a transparência", decidiu-se apresentá-la ao Conselho Estadual de Saúde. Uma reunião está agendada para o dia 27.
Segundo o ministério, a fundação já prestou as contas de 2009 e apresentou informações, já aprovadas, sobre o primeiro semestre de 2010. "O prazo para prestação de contas do segundo semestre de 2010 será encerrado em abril de 2011", alegou.
A prefeitura de Fortaleza informou, em nota, que não recebeu notificação sobre as constatações do TCU. E justificou que, numa obra complexa e de grande porte, "é inevitável o surgimento de problemas e atrasos".