Título: Desafio é contribuir para o avanço da educação
Autor: Weber, Demétrio; Neto, Lauro
Fonte: O Globo, 19/01/2011, O País, p. 4

MALVINA, nova presidente do Inep

O convite para assumir a presidência do Inep já havia sido feito há duas semanas, mas Malvina Tuttman só esperava assumir o cargo no início de fevereiro. Ontem, foi surpreendida com a nomeação no Diário Oficial. "Saí da Urca reitora e cheguei ao Centro presidente do Inep", brincou a pedagoga que, desde 2004, estava à frente da UniRio, uma das primeiras universidades a aderirem ao Enem.

Dandara Tinoco

Sua nomeação está relacionada às falhas no Sisu?

MALVINA: Uma coisa não está ligada à outra. A saída do professor Joaquim Neto não está vinculada às questões vinculadas ao Enem. O convite já tinha sido feito anteriormente, e eu também já havia dado minha resposta afirmativa ao ministro Fernando Haddad.

Está a par dos problemas?

MALVINA:Já tenho conhecimento. Reunida com todas as equipes do Inep, muito competentes, nós vamos ter o aprofundamento dessas questões.

O desafio é maior diante dos problemas no Enem?

MALVINA: Não, isso não o torna maior. O Inep é grandioso por si só. Questões que acontecem no decorrer das ações que o Inep desenvolve fazem parte de um cotidiano, são questões que têm que ser conhecidas, têm que ser analisadas e tomadas providências cabíveis para superá-las. Mas não são questões isoladas que se tornam o desafio do Inep. O desafio do Inep é contribuir para o avanço da educação no país.

A senhora já tem alguma proposta?

MALVINA: Nesse momento, estou assumindo a presidência do Inep e vou ter reuniões fundamentais com o ministro Fernando Haddad. Terei satisfação de estar possivelmente junto com o ministro apresentando propostas.

Qual o objetivo de sua primeira reunião (ontem) com representantes do consórcio que realiza o Enem e da gráfica que imprime a prova?

MALVINA: O encontro foi para fazer uma avaliação geral com os parceiros responsáveis pela aplicação do Enem, para que pudéssemos ouvir os aspectos positivos e os aspectos limitadores, para uma tomada de decisão imediata em relação às questões que envolvem a aplicação do Enem.