Título: Concurso do Itamaraty com cotas tem edital
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 19/01/2011, O País, p. 5

Reserva polêmica foi instituída pela 1ª vez este ano

BRASÍLIA. O Instituto Rio Branco divulgou, anteontem, edital de concurso público para diplomatas que, pela primeira vez, terá cotas para negros. Na primeira das quatro fases, quando são selecionadas as 300 melhores notas, serão incluídas outras 30 provas de candidatos afrodescendentes, o que já provocou polêmica. Nas outras três fases, os negros concorrerão com igualdade em relação aos outros candidatos. Para receber o tratamento especial, basta declarar na inscrição que tem a pele negra. Das 26 vagas disponibilizadas este ano, duas são reservadas para deficientes físicos.

Outro diferencial do concurso deste ano é a diminuição no número de vagas. No ano passado, havia 108 vagas em disputa. O Rio Branco recebeu 8.869 inscrições, uma média de 82,12 candidatos por vaga. Em média, o Rio Branco ofertou 107 vagas por ano nos últimos cinco anos.

Para fazer o concurso, o candidato deve ter graduação em qualquer área. As inscrições custam R$150 e podem ser feitas pelo site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília (UnB) de 24 de janeiro a 22 de fevereiro. O salário inicial é de R$12.962,12. A data provável da primeira das quatro fases é 10 de abril. A última fase está prevista para 10 de julho. As provas serão aplicadas simultaneamente nas 27 capitais brasileiras - outra novidade no edital deste ano. Até 2010, os candidatos tinham de ir até Brasília para fazer os exames.