Título: Acordo de portugueses e Oi sai semana que vem
Autor: Suwwan, Leila; Gomes, Wagner
Fonte: O Globo, 19/01/2011, Economia, p. 25

Portugal Telecom terá fatia de 12,07% no bloco de controle da operadora brasileira

O acordo entre a Oi (ex-Telemar) e a Portugal Telecom (PT) será divulgado na próxima semana. De acordo com uma fonte envolvida na operação, ainda não há data determinada. Já a integração entre as empresas de contact center da Oi, a Contax, e da PT, a Dedic, também já chega em sua reta final, embora o assunto seja tratado de forma independente.

A entrada dos portugueses na operadora nacional deveria ter sido efetivada entre novembro e dezembro do ano passado, mas uma briga envolvendo os minoritários da antiga Brasil Telecom (BrT), empresa comprada pela Oi em janeiro de 2009, adiou o negócio. Porém, no último dia 14 de janeiro, uma assembleia extraordinária aprovou a incorporação da Invitel, empresa que controlava a BrT, pela Oi.

Resolvido o impasse, os controladores da Oi conseguiram dar início à finalização dos acordos com a operadora portuguesa. De acordo com um outro executivo envolvido, esse era o único aspecto que estava trazendo incertezas ao grupo português.

Segundo o memorando divulgado ao mercado em julho de 2010, a Portugal Telecom irá adquirir por, no máximo, R$8,44 bilhões uma participação minoritária equivalente a 22,4% na Oi. A operadora nacional é controlada pela La Fonte Telecom, de Carlos Jereissati, e Andrade Gutierrez Telecom, de Otávio Azevedo. Pelo acordo, a PT irá comprar participações dos outros acionistas, como o BNDES, a Petros (dos funcionários da Petrobras), da Previ (do Banco do Brasil) e da Funcef (da Caixa).

Assim, a PT terá fatia de 12,07% na Telemar Participações, holding fechada que controla a Oi. O BNDES terá 13,05% e a Previ, outros 9,69%. Petros e Funcef terão 7,48% cada. La Fonte e Andrade Gutierrez continuam no comando, com 19,36% cada. A Fundação Atlântica, dos funcionários da Oi, ficará com participação de 11,51%. Procurada, a Oi informou que não comenta o assunto.