Título: Sistema sofisticado para prever temporais
Autor: Damé , Luiza
Fonte: O Globo, 20/01/2011, Rio, p. 14

O sistema de Previsão de Meteorologia de Alta Resolução (PMAR) - que pode prever chuvas fortes com até 48 horas de antecedência e que ficará pronto até junho - reunirá grande quantidade de informações, que poderão ser cruzadas, de modo a prevenir tragédias.

- Trata-se de um megamodelo matemático capaz de processar informações de várias fontes. Assim, ele vai levar em conta a topografia, o regime de mares, lagos e rios, a permeabilidade do solo, o declive das montanhas, as condições do vento e de absorção da chuva nos diferentes solos - diz o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório.

A Geo-Rio, explicou Osório, fez um intenso trabalho para mapear as condições de absorção dos solos e ainda opera o radar instalado no Sumaré, que dá informações fundamentais nesse processo.

O PMAR, cuja plataforma foi desenvolvida pela IBM, também levará em conta dados pluviométricos dos radares da Nasa e do Instituto Nacional de Pesquisas Especais (Inpe).

- O PMAR vai prever como vai chover e como as águas vão escoar. O sistema vai fazer simulações para prever o impacto das chuvas - disse Osório.

O sistema poderá analisar terrenos de cinco quilômetros quadrados, o que permitirá saber com precisão o que está acontecendo nos bairros.

- O prefeito poderá decretar um feriado se a previsão na cidade for de chuva forte. As equipes de conservação, por exemplo, poderão, com 48 horas de antecedência, fazer uma revisão de drenagem, limpando bueiros em áreas onde se sabe que choverá. As equipes da Defesa Civil poderão se posicionar nas áreas críticas antes das chuvas.

Não é só o Rio que corre contra o tempo. A Defesa Civil de Angra dos Reis começou a instalar ontem um sistema de alerta meteorológico através de mensagens de telefone celular. O projeto será apresentado no Centro de Estudos Ambientais.

Durante o lançamento, os líderes comunitários que receberão os avisos serão cadastrados. Amanhã, a Defesa Civil fará o cadastramento das agentes comunitárias de Saúde que atuam nos bairros.