Título: Compras para doações afetam o abastecimento em supermercados
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 21/01/2011, Rio, p. 11
Procura por água mineral chegou a apresentar crescimento de 500%
Sensibilizados com a tragédia da Região Serrana, cariocas e fluminenses lotaram os supermercados da Região Metropolitana, afetando até o abastecimento em algumas redes. Durante toda a semana, gêneros de primeira necessidade, como água, velas e material de higiene pessoal chegaram a faltar nas prateleiras.
A demanda por água no Supermercado Guanabara de Niterói, por exemplo, chegou a aumentar 500%, e a reposição foi prejudicada, como percebeu a aposentada Maria da Conceição Lima:
¿ Faltava água mineral. Também só tinham três pacotinhos de vela.
Como muitos moradores da região também perderam seus empregos, o Vale Suíço Resort, localizado em Itapeva, no sul de MInas Gerais, está oferecendo diversas vagas para as vítimas, como de nutricionista, recepcionista e padeiro. Os interessados podem enviar currículo para rh@valesuico.com.br.
Voluntários envolvidos com arrecadação de doações para a Região Serrana reclamam da burocracia criada pelas prefeituras depois que os municípios resolveram centralizar a distribuição para os moradores que precisam de ajuda. Alguns movimentos, impacientes com a medida ¿ que teria gerado uma demora no processo de entrega dos donativos ¿, passaram a agir por conta própria, e estão levando, sem passar pelos governos, alimentos, água, material de higiene e roupas aos abrigos e locais de difícil acesso.
Fundador do movimento Salve a Serra, Raphael Guarilha reclama da prefeitura de Teresópolis:
¿ A prefeitura está se apoderando das doações e burocratizando a retirada. Doações que eram para ser distribuídas de imediato, ela está concentrando no Pedrão e em outro depósito. Estávamos distribuindo direto nas localidades ¿ diz Raphael.
As prefeituras de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo alegam que passaram a centralizar as doações para evitar desvios.