Título: Aristide diz estar pronto a voltar ao Haiti
Autor:
Fonte: O Globo, 21/01/2011, O Mundo, p. 25

Apenas dias após os haitianos assistirem ao retorno ao país do ex-ditador Jean-Claude Duvalier, o Baby Doc, o ex-presidente Jean-Bertrand Aristide ¿ no exílio na África do Sul após ter sido derrubado do poder em 2004 ¿ afirmou estar pronto a retornar ao Haiti ¿hoje, amanhã, a qualquer momento¿.

Primeiro presidente do país a ter sido eleito democraticamente, Aristide disse num comunicado na internet que estava ansioso para voltar e ¿ajudar a servir as irmãs e irmãos haitianos como um cidadão comum¿, descartando o retorno à vida política. Apesar das declarações, Aristide ¿ que ainda desfruta de amplo apoio político no Haiti ¿ aparentemente está impedido de retornar, já que não tem um passaporte válido, segundo um de seus advogados.

Baby Doc pede renovação de passaporte

Na nota, Aristide acrescentou estar com um problema grave no olho, e seus médicos recomendaram que não passasse mais um inverno na África do Sul. Esta não é a primeira vez em que o ex-presidente fala publicamente sobre sua vontade de voltar ao país natal, mas sua declaração ameaça elevar ainda mais as tensões no Haiti ¿ já bastante exacerbadas devido ao retorno abrupto de Baby Doc e ao impasse eleitoral criado pela indefinição sobre os candidatos que disputarão o segundo turno presidencial.

Todas as vezes em que Aristide falou publicamente nestes seis anos de exílio, ele mencionou o desejo de voltar. Mas o presidente René Préval, antigo protegido de Aristide, recusou renovar o passaporte do ex-padrinho político. E, ainda mais importante, segundo um analista ouvido pelo ¿New York Times¿ ligado ao governo haitiano e que não quis se identificar, alguns dos mais importantes aliados do Haiti não permitiriam o retorno de Aristide.

¿ Aristide poderia ter 15 passaportes e, ainda assim, ele não voltaria ao Haiti. A França e os EUA estão bloqueando o caminho ¿ afirmou.

Por sua vez, Baby Doc fez ontem um pedido para renovar seu passaporte. Segundo o porta-voz Yves Germain Joseph, o ex-ditador ¿ que expressou intenção de deixar um luxuoso hotel da capital onde está desde que foi acusado formalmente de crimes ligados à corrupção ¿ planeja sair do Haiti assim que obtiver o documento. O ex-ditador negou, por meio de uma nota lida por sua companheira, Véronique Roy, ter intenção de participar das eleições presidenciais, ao contrário do que dissera um suposto porta-voz na quarta-feira.