Título: Mais trens para o metrô
Autor: Goulart, Guilherme; Trindade, Naira
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2009, Cidades, p. 33

GDF assina hoje contrato de empréstimo com o BNDES para ampliar o sistema. Tempo de espera dos usuários deve diminuir

Roberta, com os filhos Renato e Rebeca, reclama do tempo de espera e da superlotação do metrô

Investimentos, expansão e troca de sistema operacional. A modernização do serviço prestado pelo Metrô-DF começa hoje com a concessão de empréstimo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ao Governo do Distrito Federal (GDF). O valor do contrato é de R$ 260,3 milhões. E será usado para a compra de 12 trens, com quatro carros cada. Com isso, o sistema metroviário brasiliense passará a contar com 32 veículos de transporte sobre trilhos. Poderá atender até 2011 cerca de 300 mil pessoas por dia, o dobro da quantidade atual.

A assinatura do convênio ocorrerá na sede da empresa fabricante dos trens ¿ a Alstom ¿ , em São Paulo. Participarão da solenidade o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, o secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, e o presidente do BNDES, Luciano Coutinho. ¿Se não aumentarmos a frota agora, o metrô não vai comportar a demanda. É imprescindível que sejam comprados maios carros, até porque terá um maior número de estações no DF¿, afirmou Fraga.

Os investimentos ¿ o total alcança R$ 325 milhões ¿ fazem parte do Plano de Expansão do Metrô-DF (1)para o período 2009-2011. O projeto prevê a conclusão da Linha 1, hoje com 42km de extensão e 23 estações operacionais. Também será substituído o sistema de sinalização e controle responsável pela atual frota de 20 trens. Uma das mudanças mais importantes será a redução no intervalo de espera dos passageiros nas plataformas. A estimativa é de que o tempo para a chegada de outro veículo caia dos atuais 4 minutos e 30 segundos, em média, para 3 minutos.

Para a vendedora Roberta Costa Pimentel, 34 anos, as alterações podem facilitar a vida de quem depende do transporte metroviário. Ela mora no Guará e usa o serviço todos os dias para ir ao Plano Piloto e, principalmente, a Taguatinga. Reclama do tempo de espera e da superlotação. ¿Espero que se resolvam todos os problemas. Durante a época de chuva, as coisas são ainda piores, pois o metrô não anda. Fica, às vezes, até 30 minutos parado¿, contou Roberta, que ontem esteve no Conjunto Nacional para resolver pendências de trabalho. Estava acompanhada dos filhos Renato, 8, e Rebeca, 10.

1 - EMPREGOS O Plano de Expansão do Metrô-DF fará com que o sistema chegue a 2011 com 49,2km de extensão e 30 estações. As obras devem criar até 3 mil empregos diretos e indiretos. A previsão é de que os veículos novos sejam entregues pela Alstom até o início de 2010. Entrarão em funcionamento no mesmo período.

Transtornos na EPTG

Da Redação

Toda obra extensa de trânsito costuma trazer algum incômodo para os motoristas. E com o Projeto Linha Verde não deve ser diferente. Intervenções feitas na última semana já isolaram a faixa de acostamento da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em alguns pontos. Mas os problemas maiores estão previstos para setembro, quando começarão as mudanças na última faixa de rolamento, ao lado do canteiro central, para construção da pista de concreto exclusiva para ônibus.

O governador José Roberto Arruda visitou ontem o canteiro de obras da Linha Verde. ¿Sei que a população ainda não sentiu nenhum impacto negativo relevante por conta das obras, mas a partir de agora esses impactos serão inevitáveis. No entanto, estamos trabalhando para que eles sejam os menores possíveis¿, afirmou.

Ainda assim, o governador aconselhou que os motoristas procurem outras alternativas para escaparem dos engarrafamentos. ¿A melhor alternativa continua sendo o metrô¿, apontou. As obras da Linha Verde devem ser concluídas em 30 de junho de 2010 e incluem corredor exclusivo para ônibus, viadutos e ciclovias na pista.