Título: MEC divulga, um dia antes, resultado do Sisu
Autor: Brígido , Carolina
Fonte: O Globo, 24/01/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. Depois de uma semana de confusão, com a suspensão das férias do ministro da Educação, Fernando Haddad, e reclamações de estudantes que não conseguiam acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o MEC antecipou e divulgou ontem, um dia antes do previsto, a lista de aprovados na primeira chamada. O sistema selecionou 82.949 candidatos. Ao todo, foram oferecidas 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior. As 176 vagas restantes serão disputadas na segunda e na terceira chamadas.

O Ministério da Educação informou que, apesar de não prevista, a antecipação foi possível por conta do bom funcionamento do sistema ontem.

- O que fizemos simplesmente foi fazer o processamento dos resultados. Estava pronto mesmo e o sistema está funcionando bem - disse o secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes.

O Sisu registrou 2.020.157 de inscrições, feitas por 1.080.194 de candidatos, entre 16 e 20 de janeiro. São estudantes que, com o desempenho alcançado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mãos, disputaram uma posição em faculdades, universidades e institutos de tecnologia. Os aprovados têm os dias 27, 28 e 31 de janeiro para se matricular.

Segunda chamada será no dia 4 de fevereiro

Após esse prazo, serão feitas duas outras chamadas para convocação de outros candidatos. A segunda chamada está prevista para 4 de fevereiro, com matrículas em 8 e 9 de fevereiro. A terceira deve ocorrer em 13 de fevereiro, com matrículas em 15 e 16 de fevereiro. Estudantes selecionados na primeira chamada que não fizerem a matrícula não serão convocados nas chamadas seguintes.

Se ainda houver vagas disponíveis ao fim das três chamadas, as instituições convocarão mais estudantes com base em uma lista de espera gerada pelo sistema. É preciso declarar interesse em participar dessa lista entre os dias 13 e 17 de fevereiro. Esta foi a terceira edição do Sisu.

As queixas dos estudantes geraram uma disputa judicial, solucionada no início da noite da última sexta-feira. O problema só foi resolvido em definitivo quando o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Felix Fischer, suspendeu a validade de liminares que ampliavam o período de inscrição no Sisu aos estudantes e garantiam o acesso de alunos às redações do Enem.

- Cheguei a entrar com um mandado de segurança. Mas não foi preciso ir adiante. Passei a semana ligando para conseguir uma nova senha, já que a minha não funcionava. Nas poucas vezes que consegui falar, expliquei a minha situação e me prometiam enviar uma nova senha. Esperava, e nada. Às 17h do último dia de inscrição, chegou a senha - conta a estudante Verônica de Vasconcellos, de 18 anos.

Estudante lamenta não ter conseguido se inscrever

Já Geovania Marques não teve a mesma sorte:

- Não consegui me inscrever. Fiquei tentando desde o primeiro dia, no trabalho e em casa... O sistema pedia para eu trocar a senha, troquei três vezes. Daí, entrava mas não conseguia concluir. Fiquei até as 23h59m do último dia tentando. Eu queria uma vaga no curso de Direito da Rural de Três Rios. Preciso da faculdade para crescer. Estou arrasada. O mais incrível é que depois que encerraram as inscrições eu conseguir entrar com a senha. Sem problema.

Para o tribunal, decisões díspares sobre o mesmo assunto estavam tumultuando a situação. Em fevereiro, quando terminar o recesso na Corte, o plenário vai dar a última palavra sobre o assunto. Os estudantes reclamaram da lentidão do sistema, que dificultou as inscrições.

Após a decisão do STJ, o ministro Fernando Haddad concedeu entrevista e disse que ainda não é conhecido o motivo das falhas no sistema. E afirmou que é necessário reforçar a equipe de técnicos de informática do ministério para evitar novos problemas.

O ministro só anunciou o adiamento de suas férias depois do encontro com a presidente Dilma Rousseff, na sexta-feira. A audiência foi marcada na última hora, após a confusão armada, e a decisão do ministro, na quarta-feira, de apenas retardar as suas férias em apenas dois dias.

COLABORARAM: Karla Monteiro e Leonardo Cazes