Título: Câmara bancará diárias para posse
Autor: Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 22/01/2011, O País, p. 4
Casa pagará a deputados 3 dias de hotel para eventos paralelos à cerimônia principal
Além da própria cerimônia de posse, dia 1º de fevereiro, a Câmara está promovendo eventos paralelos para os 513 deputados da 54ª legislatura a partir de sábado, dia 29. Para estimular a presença dos novos ocupantes das cadeiras do Congresso, a Câmara bancará três diárias em um hotel de Brasília, em quarto duplo. Têm direito ao benefício os 224 deputados novatos. Os outros 289 são reeleitos. A diária é de R$260 e os gastos poderão chegar a R$174,7 mil, se todos reivindicarem o direito pelos três dias. A estimativa da assessoria da Câmara é que quatro mil convidados prestigiem a posse no dia 1º.
Um dos eventos que ocorrerão antes da posse será um encontro parlamentar, com palestras sobre a rotina administrativa e legislativa da Casa. Uma pequena aula sobre os procedimentos que terão que dominar durante os quatro anos de mandato ministrada pelos dois principais funcionários da Casa: o diretor-geral, Sérgio Sampaio, e o secretário-geral da Mesa, Mozart Viana. Haverá também uma palestra da jornalista Eliane Cantanhêde, que falará sobre democracia e mídia.
Deputados e familiares poderão participar também de visitas às instalações do Congresso, que terá uma programação especial de posse. Em alguns horários, alguns atores estarão caracterizados de deputados ilustres, como Joaquim Nabuco e Ulysses Guimarães, e farão discursos sobre a importância da democracia. As visitas neste dia estarão abertas ao público também, com limite de 50 pessoas por visita.
Cada deputado teve direito a quatro convites
Cada um dos deputados teve direito a quatro convites para acomodar os familiares e amigos nas galerias, onde é possível ver o parlamentar fazendo o juramento de posse. A galeria tem capacidade para apenas 400 convidados e o Salão Negro, 1.200. No plenário, segundo a Câmara, podem entrar apenas os próprios deputados e autoridades convidadas.
A sessão de posse será presidida pelo atual presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). Em seguida, um deputado designado por ele fará a chamada nominal de cada um dos 513 deputados, que têm que responder: "Assim o prometo". No final da tarde do mesmo dia 1º, será realizada a eleição do novo presidente da Casa - Marco Maia deve ser candidato único - e dos demais integrantes da Mesa.