Título: PF suspende serviços de passaporte
Autor: Maltchik, Roberto
Fonte: O Globo, 22/01/2011, O País, p. 13

Sistema ficará desativado para renovação de equipamentos até terça

Todos os serviços informatizados da Polícia Federal, inclusive o agendamento e a retirada de passaportes, estarão indisponíveis até 6h da manhã da próxima terça-feira. Segundo a PF, o sistema será desativado para a renovação de equipamentos, visando a aumentar a capacidade e a segurança das informações. Em todos os estados - exceto São Paulo, onde não haverá atendimento ao público -, as unidades estarão funcionando com limitações na segunda-feira. A emissão de passaportes só será feita em casos de emergência.

Além do agendamento e da emissão de passaportes, a renovação do parque tecnológico da Polícia Federal vai afetar a emissão da Certidão de Antecedentes Criminais, serviço que normalmente funciona nos finais de semana. Os sistemas de Gestão Eletrônica de Segurança Privada (Gesp) e de Controle de Produtos Químicos (Siproquim) também ficarão fora do ar.

No caso dos passaportes, a PF informa que os agendamentos previstos para o dia 24 serão atendidos pelo sistema manual, que leva em média 25 minutos para ser concluído. Normalmente, a emissão de passaportes é feita em 15 minutos. A assessoria ressaltou que, na maioria dos casos, houve reagendamento para outra data. No começo de janeiro, novas marcações foram bloqueadas. A PF não informou quantos agendamentos estão mantidos, mas garantiu que o número é reduzido.

Já quem resolver buscar passaportes disponíveis, mas sem agendamento, deverá comprovar a urgência da demanda. Neste caso, a Polícia Federal reconhece motivos como tratamento médico de emergência para o portador ou familiar, compromisso inadiável, ação de ajuda humanitária ou de interesse público. Casos atípicos de urgência poderão ser tratados diretamente com os agentes.

Em São Paulo, os servidores também estarão fora na segunda-feira, em atividade de reciclagem. Na capital, só serão atendidos pedidos de emergência na sede da Superintendência Regional, no bairro da Lapa.