Título: Midias sociais teriam impacto na vida política
Autor: Machado, André
Fonte: O Globo, 20/01/2011, Economia, p. 30

Estudo nos Estados Unidos diz que a internet fomenta engajamento em grupos diversos

A imagem do internauta costumava ser a de uma pessoa que se escondia atrás do computador, com um perfil individualista. Hoje, com as redes sociais e o Twitter, esse conceito caiu por terra. Pesquisa recente do Pew Research Center nos Estados Unidos com 2.303 pessoas a partir de 18 anos revelou que 80% dos usuários da grande rede participam de grupos e organizações voluntárias de caráter social, político ou religioso. Entre os que têm Facebook (ou outra rede social) e Twitter, esse número sobe para 82% e 85%, respectivamente.

Cinquenta e três por cento dos internautas membros de um grupo acreditam que as mídias sociais os ajudaram a influenciar na política, levando um candidato a ser eleito, e 46% acham que as interações on-line levam à maior conscientização sobre um assunto. Outros 38% dizem que a internet pode trazer mudanças à sociedade, e 33% acreditam que a atuação dos grupos na rede torna mais fácil levantar dinheiro para uma causa.

De todos os ouvidos, 75% dos internautas afirmaram que a rede tem um grande impacto na comunicação entre os membros de um grupo, e 68% disseram que as mídias sociais ajudam os grupos a chamar a atenção para um assunto. A conexão com outros grupos também se torna mais dinâmica, bem como a organização de atividades, segundo 67% e 65% dos usuários ouvidos, respectivamente. Já 64% acreditam que esse fenômeno tem alto impacto social.

Mais da metade (55%) dos internautas entrevistados diz que as mídias sociais permitem recrutar novos membros para os grupos com maior rapidez, enquanto 35% opinam que os grupos com recursos on-line têm menos problemas em encontrar pessoas para assumir funções de liderança.

Uso de Facebook e Twitter promove interação maior

As mídias sociais também permitem acesso em tempo real a notícias e informações sobre os grupos, segundo 53% dos pesquisados, enquanto 36% se sentem mais propensos a convidar amigos para fazer parte das associações.

O uso de Facebook, Twitter e mensagens SMS do celular só faz aumentar a interação dentro dos grupos e com outros grupos. Sessenta e dois por cento dos internautas do estudo estão no Facebook, 74% mandam SMS regularmente e 12% recorrem ao Twitter. Entre os usuários já envolvidos em grupos diversos, 48% dizem que essas associações têm perfis no Facebook, enquanto 30% montaram blogs e 16% se comunicam bastante através do Twitter.

As redes sociais mantêm os membros dos grupos informados ¿ 65% dos que estão nelas leem constantemente mensagens e updates sobre o que está acontecendo com a comunidade, e 30% postam notícias sobre as atividades. Dos tuiteiros, 63% acompanham sempre os tweets sobre seus grupos, e 21% também postam sobre eles. Finalmente, 45% contam que enviam e recebem mensagens de texto com as últimas novidades

Nem todos concordam com as conclusões do Pew. John Biggs, editor do site CrunchGear contextualizou:

¿ O estudo é uma boa notícia, mas confere à internet um poder sobre eventos sociais e políticos que ela pode ter ou não ¿ ponderou no site. ¿ No fim das contas, a internet é só um meio de comunicação que reduz o custo de atingir milhares de pessoas.

Para Kristen Purcell, diretora de pesquisa do Pew, o uso das mídias sociais e o ingresso em grupos afeta o comportamento das pessoas.

¿ Uma das coisas que chamam a atenção é como as pessoas ficam mais engajadas uma vez que entram ativamente num grupo ¿ comentou ela no estudo. ¿ E, embora muitos gostem da dimensão social desse envolvimento, o que eles querem mesmo é obter algum impacto. Muitos dizem que, pertencendo a um grupo, alcançaram algo que não haviam conseguido lograr sozinhos.