Título: TAM e Gol têm índice de atraso acima da média do país e culpam mau tempo
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 25/01/2011, Economia, p. 25

Mais de um terço dos voos internacionais da líder do setor saíram fora de hora

Passageiros das companhias aéreas TAM e Gol enfrentaram novo dia de tumulto e informações desencontradas nos principais aeroportos do país ontem. As duas maiores empresas do setor no Brasil apresentaram índices de atrasos e cancelamentos superiores à média nacional. No caso da TAM, 26,1% ou 192 das 735 partidas domésticas programadas até 20h de ontem saíram fora do horário. A média no país foi de 16,7%. Nos voos internacionais da TAM, a situação foi ainda pior: 33,3% de atrasos, embora nenhum cancelamento.

Já a Gol registrou atraso superior a 30 minutos em 17,8% dos voos domésticos (127 dos 712). Entre os voos com destino no exterior, a situação ficou sob controle, com nenhum atraso e apenas dois voos (5,3%) cancelados. Os cancelamentos de voos domésticos ficaram em 10,4% (Gol) e 8,2% (TAM), também acima da média de 7,3% até 20h de ontem.

As duas companhias atribuíram os atrasos e cancelamentos ao mau tempo, que levou ao fechamento do aeroporto de Congonhas no domingo, provocando um efeito cascata.

"Devido a condições meteorológicas desfavoráveis na capital paulista, região Sul e Nordeste do país, alguns voos sofreram atrasos e cancelamentos na noite de domingo e nesta segunda-feira. Na noite de ontem (domingo), o aeroporto de Congonhas foi fechado por duas vezes devido aos temporais", justificou a TAM, salientando que o aeroporto de Natal também foi fechado. A Gol, por sua vez, disse em nota que os problemas refletiram "medidas corretivas implementadas na malha da companhia para minimizar o impacto de condições meteorológicas adversas verificadas em várias regiões do país na noite de ontem (domingo) e durante a madrugada".

Até 20h de ontem, o aeroporto de Natal exibia um dos piores índices de atraso (48,6%) ou 17 dos 35 voos domésticos programados. Em Congonhas, 11% dos voos (24 de 216) estavam atrasados, segundo balanço da Infraero, e em Guarulhos 25% (50 de 201) haviam saído fora do horário. No Rio, os passageiros que embarcaram ou desembarcaram no Galeão tiveram de enfrentar 21,6% de atrasos (25 de 116) e 11% de cancelamentos. No Santos Dumont, o índice de atraso ficou em 9,6% (13 de 136) e de cancelamento, em 22%.

"Jogavam os passageiros de um portão para outro"

A leitora Fernanda Couto contou, na seção de jornalismo participativo do site do GLOBO Eu-Repórter, que teve de esperar quase duas horas no Galeão por um voo da Gol que ia para Brasília na manhã de ontem. Ela também se queixou da falta de informação:

"Jogavam os passageiros de um portão para outro e mudavam de aeronave", disse.