Título: Luiz Fux é o favorito para ocupar vaga aberta no STF
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 26/01/2011, O País, p. 11

Ministro do STJ subiu na cotação da presidente Dilma

BRASÍLIA. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux passou a ser o nome mais forte no Palácio do Planalto para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria, em agosto do ano passado, de Eros Grau. Nos últimos dias, a presidente Dilma Rousseff deu indicações internas de que Fux é o nome preferido.

Nos bastidores, o governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) tem sido um forte cabo eleitoral de Fux, que também é carioca. Mas Dilma teria ficado bem impressionada com a receptividade ao nome de Fux no meio jurídico. Ele foi o presidente da comissão de juristas criada para formular o anteprojeto do novo Código do Processo Civil, enviado ano passado ao Congresso.

A única restrição ao nome de Fux ao STF vem do próprio STJ. Até 2010, era forte o nome do ex-presidente do tribunal, ministro César Asfor Rocha, para a vaga no Supremo. Por isso, uma nomeação de outro ministro da Corte para a mesma vaga poderia causar desconforto.

Asfor Rocha tinha o apoio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-MA). Mas, na reta final, enfrentou resistência do ex-presidente Lula, que decidiu deixar a decisão para Dilma.

Inicialmente, a presidente estava inclinada a indicar o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams. Durante a transição, chegou a tratar do tema com Lula. Mas, neste momento, ela deseja que Adams permaneça por mais tempo na AGU.

Dilma acha que Adams está realizando um bom trabalho. Segundo um interlocutor da presidente, a saída de Adams no início do governo seria muito precoce. Ainda assim, ela já sinalizou que Adams terá uma vaga certa no STF, numa das próximas substituições.