Título: Projeto no Ceará reduz para menos da metade taxa de mortalidade infantil
Autor: Martin, Isabela ; Youssef, Leila
Fonte: O Globo, 30/01/2011, O País, p. 15

Há dois anos não há registro de morte materna no município de Sobral

Com uma ideia simples, de baixo custo e que recebeu o sugestivo nome de Trevo de Quatro Folhas, o município de Sobral, no Ceará, mudou a sorte de milhares de crianças e mães na última década. Desde a implantação do projeto em 2001, que consiste num acompanhamento cuidadoso com assistência social e alimentar para grávidas e crianças de até 2 anos, a taxa de mortalidade infantil caiu de 29 para 13,6 a cada mil nascidos vivos em 2010; há dois, não há registro de morte materna no município.

No Trevo, o papel de protagonista fica com as mães sociais. São mulheres treinadas por uma equipe formada por enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais que vão de casa em casa dando orientação às gestantes sobre aleitamento materno, cuidados de higiene; e também estimulam os pais a dividirem com as mulheres o cuidado com os filhos.

O sucesso do projeto ganhou reconhecimento internacional. O Trevo tirou o primeiro lugar na categoria Inovação Social, numa das edições do prêmio concedido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe das Nações Unidas (Cepal), organismo da ONU, e pela Fundação Kellogg dentro do projeto Experiências em Inovação Social.

O Trevo também é um dos destaques do livro "Da inovação social à política pública. Histórias de Êxito na América Latina e Caribe", de autoria dos jurados do concurso Nohra Rey de Marulanda e Francisco B. Tancredi, que está sendo traduzido para o português e será lançado no Brasil neste primeiro semestre.

A publicação da Cepal (já editada em inglês e espanhol) apresenta os 25 programas mais inovadores, com participação comunitária, e mostra como ideias simples e de baixo custo viram políticas públicas, se houver vontade dos governos.