Título: Nas horas vagas, jiu-jitsu e guitarra
Autor: Carvalho, Jailton de ; Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 02/02/2011, O País, p. 12

Prestes a completar 58 anos, o ministro Luiz Fux mantém o vigor da juventude. Nas horas vagas, toca guitarra e luta jiu-jitsu, esporte em que é faixa preta. Na juventude, foi surfista e integrou banda de rock. Ele acorda todos os dias às 5h da manhã e trabalha até as 21h. Depois, corre por uma hora e faz musculação em casa.

O ministro nasceu em uma comunidade judaica do Rio de Janeiro. O pai e os avós eram judeus de origem romena e vieram para o Brasil para fugir do nazismo, durante a Segunda Guerra Mundial. A carreira jurídica começou cedo, aos 23 anos, como advogado da Shell do Brasil. Passou em primeiro lugar no processo seletivo da empresa. Aos 26 anos, foi aprovado, também em primeiro lugar, num concurso para o Ministério Público do Rio. Ficou na instituição por 18 anos e fez concurso para juiz no Rio, no qual também obteve a primeira colocação. Chegou a ser desembargador do Tribunal de Justiça do Rio.

Em 2001, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nomeou Fux para o STJ. No tribunal, destacou-se por sua atuação em processos envolvendo Direito Civil e na defesa dos direitos humanos. Para ele, é papel do Judiciário garantir ao cidadão direitos sonegados pelo poder público. Atualmente, Fux preside a Comissão de reforma do Código de Processo Civil no Senado.

A indicação de Fux para o STF teve como principais cabos eleitorais o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Atualmente, Cezar Peluso é o único juiz de carreira no STF. Fux lhe fará companhia neste quesito. Fux é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mesma instituição na qual concluiu a graduação em Direito, em 1976.

Em 1995, passou em primeiro lugar no concurso para ser professor de Processo Civil na instituição. Tem cerca de 20 livros e trabalhos de Direito publicados. Portanto, não deverá ter problemas na sabatina do Senado, à qual será submetido antes da posse no STF.

No ano passado, foi aprovado com nota máxima como doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Também é professor convidado do Cirus Vance Center-NY-EUA, a Ordem dos Advogados mais antiga das Américas.

Em 2003, passou por momentos difíceis. Foi assaltado em seu apartamento em Copacabana. Ele e dos filhos foram severamente agredidos por bandidos. Na ocasião, o ministro ficou internado em estado grave no hospital Copa D"Or.