Título: Ministro ressalta maior agilidade nos processos
Autor: Brígido, Carolina ; Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 02/02/2011, O País, p. 13

Em seu discurso, o presidente do STF, Cezar Peluso, fez também um balanço de 2010. No ano passado, foram distribuídos aos ministros do STF 41.098 processos, uma média de 311 processos por mês para cada um. Em 2007, tinham sido distribuídos 106.128 processos, uma média de 804 por mês por ministro.

- São resultados de um desempenho singular, nem sempre reconhecido, em favor do cidadão - disse o ministro.

Ele lembrou que em seu discurso de posse na presidência da Corte, em abril do ano passado, sugeriu a criação de uma universidade multidisciplinar no Brasil para abordar a segurança pública e o desenvolvimento social, para debater e propor ações de combate à criminalidade e à pobreza.

Peluso também destacou que, no ano passado, o STF, o Ministério da Justiça e o governo do Rio de Janeiro firmaram parceria para assegurar a presença do Judiciário nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Para Peluso, as unidades buscam "levar o Estado e a cidadania plena às favelas do Rio".

Como o evento ocorreu no mesmo horário das posses dos novos integrantes do Congresso Nacional, os parlamentares não compareceram ao STF. Estavam presentes, no entanto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, além de integrantes da cúpula do Judiciário. A presidente Dilma Rousseff foi à Corte de calça comprida e de blazer vinho com bordados em preto. Até pouco tempo, mulheres só podiam entrar na Corte usando saia, mas a exigência foi abolida pelo STF.