Título: Pesquisa traça perfil do novo Congresso
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2011, O País, p. 13

A reforma política foi o principal tema apontado por novos deputados e senadores ao serem questionados sobre qual assunto gostariam de votar neste primeiro semestre. Segundo o estudo ¿Mídia & Política¿, realizado pelo Instituto FSB, 65% apontam a proposta como prioridade na pauta do Congresso. A pesquisa entrevistou 340 parlamentares (307 deputados federais e 33 senadores), 57% do total.

A reforma tributária apareceu em segundo lugar, com 50%. A grande maioria, 71%, afirmou que a carga de impostos deve ser reduzida. Segundo o estudo, a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS) não seria aprovada: 56% dos parlamentares disseram ser contra o projeto. Em terceiro lugar, aparece o Código Florestal (11%).

Entre os entrevistados, 49% foram a favor da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, 31% afirmaram ser contra a proposta, e 20% não souberam responder ou não têm opinião sobre o assunto. A reforma trabalhista é o quarto tema mais citado como prioridade.

A pesquisa abordou ainda a expectativa em relação ao governo da presidente Dilma Rousseff. A maioria (77%) dos parlamentares está otimista, considerando o desempenho ótimo e bom. Nenhum deles afirmou que o governo será péssimo.