Título: Premier turco pede a egípcio
Autor: Godoy, Fernanda
Fonte: O Globo, 02/02/2011, O Mundo, p. 29
Erdogan defende democracia e adia viagem ao Cairo
Figura popular no mundo árabe, o premier turco, Recep Tayyip Erdogan, foi ontem a público defender a democracia, e pediu ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, que ¿escute as demandas de seus cidadãos¿. Líder de um país que poderia servir como modelo para o Egito e outras nações árabes que vivem crises similares, Erdogan adiou uma visita marcada ao Cairo, e disse que vai esperar a situação melhorar.
¿ Escute os protestos e as demandas extremamente humanitárias dos cidadãos. Tente satisfazer sem hesitações a vontade de mudança do povo ¿ disse Erdogan, exigindo, ainda, que não seja usada violência contra a vontade nacional.
Muçulmano conservador do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AK), o premier pediu que sejam convocadas eleições livres e transparentes no Egito. Numa mistura de alerta e conselho a Mubarak, lembrou que ¿todos estamos de passagem, e todos seremos julgados pelo que fizemos¿.
¿ Nenhuma autoridade pode sobreviver à vontade do povo.
O apelo do premier ao presidente egípcio tem um peso especial, já que o político é adorado na maioria dos países árabes por conta de sua diplomacia sem meias palavras e por suas duras críticas a Israel.
Muitos veem a Turquia ¿ um país predominantemente muçulmano e com uma economia em ascensão ¿ como um modelo. A influência de Erdogan na região pode aprofundar o peso de Ancara no Oriente Médio.
¿ O Egito tem uma importância-chave para a paz e a estabilidade de toda a região. Por isso queremos paz e estabilidade imediata no país e esperamos que parem de cometer atos violentos ¿ alertou o porta-voz do governo turco, Cemil Çiçek.