Título: Paulo Melo o favorito na novela da sucessão
Autor: Vasconcellos, Fábio ; Damasceno, Natanael
Fonte: O Globo, 02/02/2011, Rio, p. 20

Deputado diz que buscará conciliação

Com a proximidade do fim da novela em que se transformou o processo de sucessão na presidência da Alerj, o deputado Paulo Melo chega hoje ao plenário como o favorito ao posto. E, mesmo depois de romper o acordo feito com o colega de partido Domingos Brazão, que previa a alternância dos dois na cadeira nesta legislatura para evitar o racha da base governista, ele diz que, se eleito, terá um discurso conciliador, para poder fazer da Alerj um parlamento mais dinâmico e mais próximo do eleitor.

¿ Quero interagir com a sociedade de uma forma muito positiva. Trazer para o parlamento as discussões de temas importantes para o cotidiano, que vão da economia à segurança.

Ele evita falar da composição da Mesa Diretora ou dos nomes que estarão à frente das comissões da Casa. Mas afirma que vai fortalecê-las para que possam estar presentes nas discussões dos problemas do estado.

Deputado estadual há 20 anos, Melo assumiu seu sexto mandato. Líder do governo nos últimos quatro anos, ele diz que vai continuar a dar apoio ao amigo Sérgio Cabral. Mas afirma também que quer inaugurar uma nova relação com o Executivo:

¿ Se o projeto é importantes para o estado, o governo tem que mandar seus técnicos e a assembleia pode contribuir com o Executivo.

Entre as promessas, Melo anuncia um parlamento mais ágil e mais transparente, com o uso mais efetivo da informática e da internet para dar visibilidade aos gastos e às ações dos parlamentares. Ele promete a criação de uma rádio para incrementar os canais de comunicação à disposição do parlamento. Diz ainda que vai buscar apoio na iniciativa privada para reformar o anexo da Praça Quinze, onde estão os gabinetes dos parlamentares, e o Palácio Tiradentes. Além disso, promete incentivar a cultura na região onde estão situados os prédios, batalhando para a criação de um polo cultural na região.