Título: BTG Pactual assinou pré-contrato para comprar 70% da rede Casa&Video
Autor: Rosa, Bruno
Fonte: O Globo, 02/02/2011, Economia, p. 22

Negócio envolve R$530 milhões entre dívidas, ações e injeção de capital

Mal assinou acordo para comprar o banco PanAmericano, o BTG Pactual, do banqueiro André Esteves, já fechou um pré-contrato para comprar a rede de varejo Casa&Video, que atualmente conta com 67 lojas no Rio de Janeiro. O negócio envolve R$530 milhões, entre absorção de dívidas e compra de ações. De acordo com uma fonte envolvida na operação, estão sendo confirmados dados operacionais da empresa, em uma fase que deve levar entre duas e três semanas.

A entrada do BTG no varejo traz planos ousados para a Casa&Video, que registrou faturamento de R$1,5 bilhão em 2010 e está avaliada em R$600 milhões. O objetivo é que a empresa, especializada em vender artigos para o lar, alcance receitas de R$2,5 bilhões em 2015 e esteja presente nas grandes cidades do país.

¿ A ideia é tornar a Casa&Video a maior empresa de varejo do país ¿ diz a fonte.

BTG assume R$200 milhões em dívidas judiciais

Pelo acordo já assinado, o BTG terá 70% da Casa&Video Rio de Janeiro, empresa dona da Casa&Video. Para isso, vai comprar 30% das ações da empresa, cujo valor chega a R$180 milhões. Além disso, o banco irá injetar R$100 milhões na rede.

Como a Casa&Video tem uma dívida de R$50 milhões com o BTG, fruto de uma emissão de debêntures (papéis de longo prazo), o banco vai transformar essa dívida em ações da empresa. O BTG ainda assumirá R$200 milhões em dívidas referentes ao processo de recuperação judicial da antiga Casa&Video, que, de acordo com a Justiça, deverão ser pagas pela Casa&Video Rio de Janeiro.

¿ Com isso, o BTG terá 70% das ações da Casa&Video. O atual dono e também executivo Fábio Carvalho, ex-diretor da Alvarez & Marsal, continuará na empresa, mas com os 30% restantes. Antes da entrada do BTG, Carvalho tinha 95% das ações da empresa de varejo ¿ explicou a fonte.

Segundo um executivo do BTG, o objetivo, ao investir R$100 milhões na empresa, é aplicar em novas tecnologias, reformar lojas antigas e reforçar o atendimento ao consumidor. Também estão nos planos a abertura de novas lojas já em 2011.

¿ O total de abertura de lojas vai depender de quando o dinheiro vai entrar no caixa da empresa. Cada espaço custa em média R$3 milhões e pode-se levar até seis meses para inaugurar uma loja ¿ diz.

Procurada, a Casa&Video e o BTG não quiseram comentar o negócio.