Título: Almoço com cardápio variado
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 01/02/2011, O País, p. 10

Entre convidados, sindicalistas e políticos; à mesa, comidas sofisticadas

BUENOS AIRES. Depois das reuniões de trabalho na Casa Rosada, as presidentes Dilma Rousseff e Cristina Kirchner foram as principais protagonistas de um almoço no Palácio San Martin, sede da chancelaria argentina. Em consequência do atraso na chegada de Dilma, provocado pelas fortes chuvas na capital argentina, o almoço começou por volta das 16h (17h de Brasília).

O governo argentino convidou mais de 250 pessoas, entre elas sindicalistas, empresários, economistas, governadores e representantes de organizações de defesa dos direitos humanos. A lista dos participantes incluiu figuras de peso da política argentina como o líder sindicalista Hugo Moyano, secretário geral da Central Geral de Trabalhadores (CGT) e considerado um dos homens mais poderosos do país. Também compareceram governadores peronistas, congressistas aliados da Casa Rosada e publicitários que trabalham para o governo Kirchner.

Na mesa principal, as presidentes do Brasil e da Argentina conversaram animadamente, com a ajuda de dois tradutores. O menu preparado foi muito sofisticado: torre de truta defumada com molho suave de oliva e limão (acompanhado com um Rutini Chardonnay), lomo (um dos tipos de carne mais nobres do país) ao Malbec com batatas, abóbora e tomate (neste caso, o vinho escolhido foi um Rutini Malbec) e de sobremesa um doce de amêndoas com peras em caramelo. Cristina pediu um prato especial já que, segundo um funcionário do cerimonial argentino, "a presidente gosta de coisas mais light". (Janaína Figueiredo, correspondente)