Título: Omar Sharif diz que poder por 30 anos é o bastante
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 01/02/2011, O Mundo, p. 24
CAIRO. O artista mais famoso do Egito engrossou ontem os apelos para que Hosni Mubarak renuncie, afirmando que o ditador falhou em melhorar o padrão de vida das pessoas comuns e que 30 anos no poder já era o bastante. Aos 78 anos, Omar Sharif é natural de Alexandria, ficou conhecido como o Doutor Jivago, mas também como o reformador e revolucionário Sherif Ali, em ¿Lawrence da Arábia¿, de 1962.
¿ O presidente deveria ter renunciado uma vez que o povo egípcio não o quer, e que ficar no poder por 30 anos é o bastante ¿ disse Sharif à rádio France Inter, no Cairo. ¿ O presidente não melhorou o padrão de vida dos egípcios. Há algumas pessoas que são muito ricas, talvez 1% da população, e no restante, são todos pobres tentando encontrar comida.
O ator contou que ocupa atualmente um quarto no 17ºandar de um grande hotel da capital, de onde ele observa tudo o que acontece.
¿ Sou solidário com o povo porque acho que ele é muito bem organizado, muito melhor do que o governo.
Sharif ainda elogiou a escolha de Omar Suleiman para vice-presidente e acrescentou que estava preocupado com o impacto do grupo de oposição Irmandade Muçulmana, que é reprimido há décadas pelas autoridades.
¿ Não quero a Irmandade Muçulmana ¿ explicou Sharif. ¿ Eles estavam presos e agora estão começando a sair. Eles representam 20% da população e isso é assustador para mim.