Título: Para oposição, Dilma fez discurso genérico; aliados elogiam diálogo
Autor: Jungblut, Cristiane ; Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 03/02/2011, O País, p. 4

NOVA LEGISLATURA

Senador Aécio Neves diz que pronunciamento foi "conjunto de boas intenções"

BRASÍLIA. O gesto da presidente Dilma Rousseff de levar pessoalmente a mensagem sobre as ações de seu governo ao Congresso mereceu elogios dos governistas e da oposição. Mas enquanto os ministros da Casa Civil, Antonio Palocci, e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, buscavam ressaltar a disposição da presidente em estabelecer uma parceria com o Legislativo, os oposicionistas expunham sua desconfiança após ouvirem o que chamaram de discurso "genérico" de Dilma.

- É um conjunto de boas intenções. Mas esse discurso não é muito diferente daquele que ouvimos oito anos atrás. Senti ausência de uma referência mais clara sobre a necessidade de fortalecermos a federação no Brasil - observou o senador Aécio Neves (PSDB-MG).

- O discurso da presidente nós conhecemos, resta saber o que o governo realmente fará - emendou o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE).

Palocci salientou o simbolismo da presença de Dilma na abertura da 54ª Legislatura:

- É um gesto muito significativo dos três Poderes, que, por um lado respeita a autonomia dos Poderes, e por outro os convida para uma atuação em conjunto, pelo bem do Brasil.

Perguntado sobre eventuais problemas diante de disputas por cargos e votação de pontos polêmicos, como o valor do salário mínimo, Palocci minimizou o clima de insatisfações entre os governistas:

- Faz parte da agenda, não tem problema.

Reforma política em debate

Na mesma linha, Luiz Sérgio disse que os parlamentares saberão levar em conta o gesto da presidente:

- A presidente disse que ela fazia questão de vir. É o valor da relação dos três Poderes.

O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse que o discurso de Dilma foi contundente e mostrou suas principais intenções, como a de fazer a reforma política:

- Acho que (sua vinda) foi um gesto extremamente positivo, não só por vir aqui, mas pelo conteúdo da mensagem. A presidente reafirmou alguns compromissos, e o principal é a parceria com o Poder Legislativo.

Sobre as dúvidas levantadas pela oposição sobre a disposição de o governo encampar realmente uma proposta de reforma política, Dutra acrescentou:

- Todos são a favor de reformas, mas há uma série de divergências que precisam ser discutidas no Congresso. A oposição serve para isso, para reclamar do presidente.

O líder do DEM, deputado ACM Neto (BA), elogiou a presença de Dilma, mas disse que seu discurso não avançou:

- Foi um discurso genérico, um conjunto de intenções, que não traz novidades. Por isso, é difícil até fazer uma avaliação das "boas vontades". Vamos aguardar as medidas legislativas. Mas o fato de ela ter vindo ao Congresso foi positivo, de respeito ao Congresso e merece ser percebido.

Já o líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP) classificou como "superficial e protocolar" o discurso feito pela presidente Dilma Rousseff.

- Podia pelo menos ter aproveitado a oportunidade de estar sentada ao lado dos dois chefes do Legislativo e fixar metas. E ela pode contar conosco para cumpri-las - criticou Duarte Nogueira.

COLABOROU: Isabel Braga