Título: Bandeiras no casarão sem dono
Autor: Costa, Ana Claudia
Fonte: O Globo, 07/02/2011, Rio, p. 12

A laje de uma casa de quatro andares num local conhecido como Larguinho do São Carlos foi escolhida pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) para hastear ontem as bandeiras do Brasil e do Estado do Rio.

Segundo o comandante do Bope, tenente-coronel René Alonso, o prédio fica num local estratégico, com uma visão geral da comunidade, e estava abandonado. O imóvel, ainda em construção, possui cerca de 10 cômodos e ainda está sem acabamento. No térreo, há tijolos, sacos de areia e cimento e até uma bancada de pia de cozinha de granito.

¿ Nenhum vizinho soube dizer de quem era a casa, que está em obras, tem fachada em ladrilhos e se destaca das demais. Além disso, ninguém se apresentou como dono. Acreditamos que ela foi abandonada, então escolhemos como ponto para colocar a bandeira ¿ disse o comandante.

A casa fica no nº 95 da Rua Laurindo Rabelo, a pouco metros do ponto onde o Bope irá instalar uma base provisória no Morro do São Carlos, em frente a uma igreja evangélica. Ontem, depois da ocupação, policiais do Bope usaram uma retroescavadeira para limpar o terreno, onde será instalado um trailer. Foram retirados lixo, restos de pedra e de troncos de árvore.