Título: Explosão atinge terminal de gás na Península do Sinai
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 06/02/2011, O Mundo, p. 46

TV estatal fala em atentado, mas empresa desmente. Israel e Jordânia têm abastecimento interrompido

CAIRO. Uma explosão atingiu ontem um terminal de gás em el-Arish, no norte da Península do Sinai, sem deixar vítimas, mas interrompendo o abastecimento para Israel e Jordânia ¿ e levantando suspeitas de um possível atentado. Segundo o presidente da companhia egípcia, Magdy Toufik, o incidente teria sido causado por um vazamento. Mais cedo, o governador da região, Abdel Wahab Mabrouk, disse suspeitar de sabotagem, enquanto um oficial de segurança afirmou que o episódio teria sido causado por uma bomba.

A explosão provocou o fechamento do gasoduto Arish-Ashkelon, fonte de 80% da eletricidade da Jordânia e de 40% do gás consumido por Israel, que deverão buscar alternativas por pelo menos uma semana. Segundo o diretor-geral da Companhia Nacional de Energia Elétrica da Jordânia, Ghalib Maabrah, o país passará a alimentar suas usinas com óleo diesel, e tem reservas para três semanas, ao custo de US$4,2 milhões por dia. Já o governo do premier israelense, Benjamin Netanyahu, informou ter fontes de energia substitutas, não devendo enfrentar problemas. Israel importa gás do Egito por meio da companhia East Mediterranean Gas (EMG), que tem como um de seus maiores acionistas Hussein Salem, ex-chefe de Inteligência e aliado do presidente Hosni Mubarak. Opositores acusam o governo de vender gás a Israel por um preço abaixo do mercado.

Ainda ontem, uma bomba explodiu em uma igreja vazia na cidade de Rafah, também no norte do Egito e próxima à fronteira com a Faixa de Gaza. O ataque não deixou feridos.