Título: Crise adia estreia de Dilma em cúpula de Lima
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 08/02/2011, O Mundo, p. 24
BRASÍLIA. O Itamaraty confirmou que a crise política no Norte da África, sobretudo no Egito, causou o adiamento da III Cúpula América do Sul e Países Árabes (Aspa), que seria realizada de 13 a 16 deste mês, em Lima. Não será desta vez, portanto, que a presidente Dilma Rousseff estreará em um encontro de chefes de Estado. Dilma, que até o último momento mantinha sua participação na agenda, faria um discurso enfocando a importância do estreitamento das relações entre as duas regiões.
A informação foi transmitida pelo governo peruano ao Ministério das Relações Exteriores na manhã de ontem. Há uma proposta que prevê como nova data o dia 20 de abril. No entanto, não há confirmação oficial e, segundo fontes do governo brasileiro, há dúvidas se seria possível reunir todos os líderes árabes em pouco tempo.
Até sexta-feira passada, apesar dos insistentes pedidos de diplomatas egípcios, tunisianos e jordanianos para que a cúpula fosse adiada, o Peru assegurava que o evento seria realizado. O presidente Alan García foi alertado para o risco de a terceira versão da Aspa ser um fracasso, com o esvaziamento de líderes, nos casos dos países com os conflitos mais acirrados.