Título: Em festa petista, Lula evitará temas de governo
Autor: Jungblut, Cristiane; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 09/02/2011, O País, p. 9

Planalto recebe a garantia de que ex-presidente não criará saia justa, na comemoração de amanhã

BRASÍLIA. O Palácio do Planalto foi informado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não sairá do script no discurso que fará amanhã, na festa e no ato político que marcará os 31 anos do PT. Havia apreensão em setores do governo de que pudesse haver uma saia justa, se Lula abordasse questões de governo.

A expectativa no Planalto é que o ex-presidente fique longe de assuntos de governo por um bom tempo. Segundo um ministro, a crítica sobre a postura das centrais sindicais, na polêmica sobre o reajuste do salário mínimo, foi uma exceção, acertada com o Planalto. A ordem é que qualquer nova fala de Lula sobre um tema de governo só ocorra se for combinada com Dilma.

Lula reassumirá o cargo de presidente de honra do PT. Ele já passou a receber um salário de R$13 mil, com carteira assinada, desde janeiro. Nesse caso, o salário é pago na condição de assessor do PT. Há uma pressão interna para igualar o salário de Lula e de dirigentes partidários com o vencimento de parlamentar, de R$26,7 mil.

No discurso de amanhã, ele deverá agradecer o apoio do partido ao seu governo e na eleição de Dilma. E pedirá empenho do PT na condução da reforma política.