Título: Emissão de passaporte tem horário ampliado
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 09/02/2011, O País, p. 11

No Rio, para diminuir o tempo de espera, PF cria quatro mil novas vagas por mês; Galeão funcionará das 4h às 19h

A Polícia Federal anunciou ontem medidas para tentar evitar os transtornos na emissão de passaportes no Rio: aumento de funcionários e a ampliação dos horários de atendimento ao público, além da compra de novos computadores até maio. Segundo a chefe do Núcleo de Passaportes da PF, Débora Pimentel Pereira, a iniciativa valerá para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) e três postos no município do Rio, nos shoppings do Leblon, Rio Sul e Via Parque. Serão abertas mais quatro mil novas vagas para atendimento por mês. Ontem, não havia data disponível para agendamento nos postos do Rio.

Reportagem do GLOBO publicada ontem revelou que, para conseguir o passaporte, interessados são obrigados a esperar pelo menos quatro meses. O drama vai desde o cadastro no site da PF para agendar um horário de atendimento até a entrega do documento nos postos, que, em alguns casos, demora de três a cinco horas. Por conta do atraso, boa parte dos passageiros está sendo obrigada a adiar ou suspender viagens.

Quinze servidores da PF de outras áreas foram deslocados para o Núcleo de Passaportes, totalizando 50 funcionários responsáveis pela emissão do documento no Rio. O horário dos postos nos shoppings, de segunda a sexta-feira, que era de 10h às 19h, foi estendido até 22h. No Galeão, nos mesmos dias, o atendimento agora será das 4h até 19h. Aos sábados, domingos e feriados, será das 8h às 16h.

A PF espera comprar mais sete computadores que ajudarão na elaboração das fichas de requerimentos dos passageiros. As máquinas vão poder coletar as impressões digitais e tirar fotografias. Com isso, o núcleo terá 30 terminais. A aquisição ainda depende de licitação.

- Com isso, a partir de maio, devemos resolver os problemas - disse Débora.

Apesar das providências da PF, passageiros reclamavam ontem do atendimento e da demora no Galeão. Caso da enfermeira Ana Cristina Gonçalves, de 42 anos, com viagem marcada para Dallas, Estados Unidos:

- Tive que vir aqui três vezes porque estava lotado. Quem precisa do serviço tem que ter o dia livre, sem compromissos.

Só no Galeão são entregues de 400 a 600 passaportes por dia, em três cabines, o que provoca muita fila. Em 2010, foram emitidos 152 mil passaportes e, em 2009, 123 mil - aumento de 29 mil. Em janeiro deste ano, a PF contabilizou 6.488 atendimentos, 1.318 a mais se comparado ao mesmo mês do ano passado.

- As pessoas não podem comprar pacote de viagem sem antes ter a documentação - ressaltou a chefe do Núcleo de Passaportes, que culpou novamente o dólar baixo e a facilidade de parcelar os bilhetes pelo aumento do número de passageiros.