Título: PT prepara defesa de legado de Lula
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 10/02/2011, O País, p. 11
Segundo o partido, comparações com Dilma desvalorizam ex-presidente
BRASÍLIA. Incomodado com a frequente comparação entre o início do governo Dilma Rousseff e o governo Lula, o Diretório Nacional do PT deve aprovar hoje uma resolução para que o partido defenda o legado do governo Lula. O texto deve alertar para a tentativa de "desvalorizar" o significado histórico da gestão do ex-presidente e de "apequenar" a imagem dele como líder político mundial. A resolução vai anteceder o esperado discurso de Lula na sua volta à presidência de honra do PT, durante ato político pelos 31 anos da sigla.
O PT deve declarar na resolução uma defesa incondicional do governo. A expectativa é que, além de Lula, Dilma participe do evento. Mas, segundo assessores do Palácio do Planalto, ela só deve comparecer depois das 18h, após o fim do expediente.
Em um dia preparado para Lula brilhar, Dilma também vai ocupar os holofotes na primeira cadeia de rádio e TV de seu governo, em pronunciamento hoje à nação. O tema será Educação, devido ao início das aulas. O pronunciamento foi gravado sexta-feira.
Para evitar qualquer saia-justa entre Lula e Dilma hoje, o texto final da resolução seria cuidadosamente elaborado ontem à noite, antes da votação que ocorrerá hoje de manhã. Nas discussões de ontem, um projeto de resolução política foi apresentado pelo ex-deputado José Genoino. Como revelou O GLOBO domingo, há forte desconforto no PT e até entre ex-assessores do governo Lula com as profundas diferenças entre as duas gestões. Aos poucos, Dilma tenta fugir do discurso de continuísmo, para deixar uma marca própria em seu mandato.
"Até mesmo as referências positivas do governo Dilma devido à nova forma de gestão da máquina pública - que por vezes lemos nos jornais - não passam de artifícios e tentativas de colocar uma cunha entre o governo Lula e Dilma", diz um dos trechos da resolução. Na sequência, o texto afirma que o governo Lula "foi o mais importante e transformador do Brasil e isto a direita e seus aliados querem apagar da História". O projeto de resolução foi apresentado ontem por Genoino na reunião da tendência Construindo um Novo Brasil e terá que ser votado hoje pelas demais correntes.