Título: Ex-vice-presidente José Alencar volta a ser internado em estado grave
Autor:
Fonte: O Globo, 10/02/2011, O País, p. 12

Com perfuração no intestino, médico descarta que ele passe por nova cirurgia

SÃO PAULO. O ex-vice-presidente José Alencar, de 79 anos, voltou a ser internado ontem à tarde no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com uma infecção causada por perfuração no intestino. Ele está na UTI, em estado considerado grave, mas estável. Boletim médico divulgado à noite diz que Alencar, que sofre de câncer no intestino, deu entrada no hospital às 14 horas, com quadro de peritonite, inflamação da membrana que reveste todos os órgãos intra-abdominais. A perfuração do intestino, causada pelos tumores malignos, provocou a infecção.

Até ontem à noite, o vice-presidente passava por exames para descobrir a origem da perfuração e qual será o tratamento a ser seguido pelos médicos. Ele está consciente, segundo o boletim, e sendo submetido a forte tratamento com antibióticos.

O médico Raul Cutait, cirurgião do aparelho digestivo, disse que o estado de saúde é grave, porém não é possível fazer uma cirurgia porque a região do abdome afetada já sofreu muitas intervenções.

Desde que começou o tratamento, Alencar já esteve internado muitas vezes no Sírio-Libanês e passou por 17 cirurgias no abdome. Ele recebeu alta pela última vez no dia 25 de janeiro, para receber a Medalha 25 de Janeiro das mãos da presidente Dilma Rousseff, na prefeitura de São Paulo, em solenidade que também contou com a presença do ex-presidente Lula. Depois disso, ele continuou o tratamento contra o tumor abdominal em casa, com quimioterapia oral, e fazendo diálise três vezes por semana no Hospital Sírio-Libanês.

O ex-vice-presidente é acompanhado pelos médicos Paulo Hoff, Raul Cutait, Paulo Ayroza Galvão, David Uip, Miguel Srougi e Roberto Kalil Filho. Durante os últimos três meses em que ficou hospitalizado, Alencar só deixou o hospital duas vezes. Ele luta contra o câncer na região abdominal há mais de dez anos. Das 17 cirurgias, as duas últimas foram para controle de sangramento intestinal.