Título: Romário entra em campo na Câmara
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 11/02/2011, O País, p. 10

Em sua estreia na tribuna, deputado lê discurso e diz que será muito cobrado

BRASÍLIA. Diante de uma plateia de apenas 30 parlamentares, o deputado Romário (PSB-RJ) fez ontem sua estreia na tribuna da Câmara. Demonstrando certo nervosismo, Romário leu um discurso, no qual falou das chuvas na Região Serrana do Rio e do incêndio na Cidade do Samba. Depois de ser flagrado jogando futevôlei na Praia da Barra na quinta-feira da semana passada, Romário disse ter certeza de que será muito cobrado. Ele prometeu fazer um bom mandato, pediu o apoio dos colegas e apresentou como prioridades as questões relacionadas ao esporte e às pessoas com deficiência.

Coube ao veterano Inocêncio Oliveira (PR-PE) dar o veredicto sobre o primeiro discurso do ex-jogador:

- Deputado Romário, Vossa Excelência disse que enfrentou o Maracanã com 120 mil pessoas e nunca tremeu, mas antes de subir à tribuna tremeu. Saiu-se muito bem.

A primeira saudação de Romário foi ao fato de ontem ser o Dia do Atleta.

- Em mais de 20 anos de carreira como jogador, eu me acostumei a conviver com a crítica, nem sempre construtiva. Sei que, como muitos me apoiam, todos têm o direito de me criticar. Serei cobrado como deputado, talvez até mais do que quando defendi a camisa da seleção brasileira ou dos clubes. Pretendo continuar a oferecer aos críticos e aos descrentes a minha melhor resposta: o meu trabalho - disse.

Depois, em entrevista, admitiu o nervosismo:

- É a primeira vez que faço discurso, é normal o nervosismo. Tenho certeza de que vou ser (cobrado). Mas, por quem sou, não poderia esperar outra coisa diferente.

Ele lembrou que não recebeu falta na quinta-feira da semana passada, porque não houve sessão de votação no dia.

- Tenho 100% de frequência.