Título: Renaut: Brasil será segundo maior mercado em 2013
Autor: Beck, Martha; Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 11/02/2011, Economia, p. 23

Montadora, que em 2010 lucrou 3,4 bi, quer vender 3 milhões de veículos no mundo

BOULOGNE-BILLANCOURT, França. A montadora francesa Renault prevê que o Brasil seja seu segundo maior mercado até 2013, superando a Alemanha e acompanhando a tendência já identificada por outras empresas automobilísticas. Segundo o plano estratégico da empresa até 2013, divulgado ontem, a Rússia será o quarto maior mercado da empresa e a Índia subirá 20 posições, assumindo o 11º posto em dois anos. No mesmo período, a Renault vai se manter fora da China, o maior mercado mundial de automóveis.

Ainda ontem, a Renault anunciou que teve lucro líquido de 3,42 bilhões em 2010. Em 2009, a montadora havia registrado um prejuízo de 3,13 bilhões. O bom resultado está ligado à venda de ações da Volvo, que rendeu um ganho de 2 bilhões, assim como às vendas fora da Europa.

A meta da segunda maior montadora francesa é investir em carros menores e em países emergentes para aumentar suas vendas para mais de três milhões de veículos até 2013.

¿Temos um plano que considero mais robusto hoje, com estimativas em alguns casos que são até conservadoras, para assegurar que a Renault tenha todas as chances de ser bem-sucedida¿, disse o presidente-executivo da montadora, o brasileiro Carlos Ghosn.

O plano prevê aumento no total de modelos oferecidos pelas marcas do grupo Renaul-Nissan, que quer vender 1,5 milhão de carros elétricos até 2016.