Título: A petistas, Lula descarta 2014 e diz que a hora é do projeto Dilma
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 12/02/2011, O País, p. 4

BRASÍLIA. Para esvaziar o clima de intriga no núcleo do PT com as constantes comparações de governo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi enfático ao lançar a candidatura a reeleição da presidente Dilma Rousseff num jantar em comemoração aos 31 anos do PT. Segundo relatos, Lula disse que não era candidato em 2014 e que todos deviam apostar no "projeto Dilma". O jantar realizado na residência do ex-deputado Sigmaringa Seixas (PT-DF) - e que contou com a presença de Dilma, ministros, governadores e lideranças petistas - só terminou na madrugada de ontem.

- Se o Serra tivesse vencido, podia ter alguma razão eu disputar em 2014. Mas agora, não tem nenhuma razão. O projeto é Dilma - enfatizou Lula, numa mesa cercado de petistas, no terceiro encontro com Dilma em uma semana.

Na mesma noite, o ex-presidente voltou a usar o argumento de seu discurso feito pouco antes de que "se fosse para ficar o mesmo governo, teria trabalhado por um terceiro mandato".

Ele acrescentou que Dilma "está no governo para superá-lo". Lula ainda reforçou para os presentes a admiração por Dilma e fez questão de registrar o sentimento de lealdade dela por ele. Chamou a atenção dos presentes, o tratamento cerimonioso utilizado por Dilma, ao chamar com frequencia Lula de "senhor".

O momento mais emotivo da noite foi quando a presidente relatou a visita feita ao ex-vice-presidente José Alencar naquela manhã. Muito emocionado, Lula falou em seguida. Disse que se sentia muito honrado de ter convivido politicamente com Alencar. Antes de terminar sua fala, Lula chorou. Segundo relatos, Dilma também ficou com os olhos marejados.

- Foi muito mais um reencontro de amigos, do que um encontro político. Mas José Alencar foi o tema forte da noite. Todos relataram momentos de convivência com Alencar - disse um dos presentes.

A presidente Dilma Rousseff chegou às 20h45m e saiu às 23h, ficando cerca de duas horas no local. Mas deixou a festa sem jantar. As gargalhadas dos presentes ao encontro podiam ser ouvidas do lado de fora por seguranças, motoristas e jornalistas. O jantar avançou a madrugada, com convidados saindo depois da meia-noite.

Primeiro a sair, o governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que o encontro foi divertido, alegre e que cantaram "Parabéns a você" para o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), que chegou dirigindo seu próprio carro e teve dificuldade para estacionar na rua lotada. Para surpresa dos presentes, depois do clássico "parabéns prá você", Lula começou a puxar o grito de guerra "É pique, é pique..." e foi acompanhado por todos.

O ex-presidente Lula e dona Marisa chegaram às 21h, pouco depois de Dilma. Depois da saída de Dilma, que acenou para os jornalistas, baixando o vidro do carro, Lula ficou contanto histórias antigas do PT, muitos ditas lá no discurso da festa. Um ministro resumiu: "riu-se muito". No cardápio, entradas e paella. O vinho foi a bebida preferida da noite.