Título: Na UTI, José Alencar recebe visitas de religiosos; nova cirurgia é descartada
Autor: Costa, Donizeti
Fonte: O Globo, 12/02/2011, O País, p. 10

SÃO PAULO. Em seu terceiro dia de internação no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com perfuração no intestino, o ex-vice-presidente José Alencar recebeu ontem a visita do rabino Henri Sobel e do padre Marcelo Rossi. Na noite de quinta-feira, quem esteve conversando com ele no hospital foi o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.

Na saída da visita, o rabino Sobel se mostrou impressionado com a vontade de viver demonstrada pelo ex-vice-presidente da República. O religioso chegou ao hospital pouco depois do meio-dia de hoje e ficou cerca de 20 minutos com Alencar, ao lado da filha dele e do médico infectologista David Uip.

- José Alencar está plenamente consciente de sua situação grave, mas está disposto a lutar. Quando a gente está disposto a lutar, a gente vence. E ele é um vencedor - disse Sobel.

No final da tarde, o ex-chefe de gabinete de Alencar no governo, Adriano Silva, informou que se cogitou a possibilidade de o ex-vice deixar a UTI, mas o médico Raul Cutait, um dos coordenadores da equipe médica que atende Alencar, foi contra essa ideia. Ele disse que o quadro do ex-vice-presidente continua inalterado e defende que o paciente permaneça na UTI.

- No caso do Alencar, cada dia é um dia. Ele precisa melhorar um pouquinho antes de ir para o quarto - disse Cutait.

Os médicos estão combatendo a perfuração no intestino com antibióticos e já descartaram nova cirurgia (ele já foi submetido a 17 intervenções cirúrgicas). Com a forte medicação, os médicos interromperam a quimioterapia.

Ontem, os jornalistas presentes na porta do Sírio-Libanês ficaram na expectativa da visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Alencar. No entanto, no começo da noite, chegou a informação de que Lula teria desembarcado em Congonhas por volta das 16h30m, vindo de Brasília - onde participou da festa de 31 anos de fundação do PT e da reunião do diretório nacional do partido - , e fora direto para sua casa, em São Bernardo do Campo.

Como as condições de saúde de José Alencar permaneceram inalteradas em relação ao dia anterior, o Sírio-Libanês decidiu não divulgar novo boletim médico ontem.