Título: O vírus que derrotou o guerreiro
Autor: Moraes, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 29/07/2009, Brasil, p. 10

Birino vencia diariamente uma doença crônica. Depois de vir a Brasília, contraiu a Influenza A e morreu ontem. É o primeiro óbito no Nordeste

Foi contra os apelos da mãe que o paraibano Severino Galdino, de 31 anos, viajou a Brasília para participar do congresso (1)da União Nacional dos Estudantes (UNE). O rapaz era portador de uma doença crônica nos pulmões. ¿Ela tinha medo que ele pegasse essa nova gripe¿, relata a irmã, Marinalva Galdino, 34 anos. O evento ocorreu entre 16 e 19 deste mês. Na volta para casa, o universitário percebeu os primeiros sintomas: falta de ar e febre. Ele morreu ontem de falência múltipla dos órgãos, três dias após o diagnóstico positivo para a gripe A (H1N1). É a primeira morte pela nova doença registrada no Nordeste ¿ e muito provavelmente por um vírus que circulava em Brasília.

Birino, como era chamado pelos amigos, morava com um grupo de amigos num bairro de classe média baixa na capital paraibana. Nasceu com uma deformidade na caixa torácica que elevava a pressão dos pulmões e prejudicava o funcionamento do sistema respiratório. Há cinco anos enfrentou uma pneumonia e chegou a passar um mês na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). E, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, era considerado um paciente de risco para a nova gripe.

Apesar das dificuldades, Severino era um aluno exemplar. Cursava o 4º semestre de enfermagem em uma faculdade particular e, nas horas vagas, dava aulas de reforço para os colegas. Pela popularidade, foi escolhido representante da instituição de ensino em Brasília. ¿Ele motivava todo mundo. Sempre lutou na vida e o que ele mais queria era ir para esse congresso¿, lembra Cássio Sampaio, companheiro de classe. ¿Ele dizia que era Birino para as meninas e Severino para os homens. Com ele, não tinha tristeza¿, ressalta a irmã.

Mesmos sintomas

A Secretaria de Saúde da Paraíba disse que Severino não teve contato com casos suspeitos de gripe suína antes de viajar. Por isso, segundo o órgão, é quase certo que o contágio tenha ocorrido em Brasília, já que o congresso da UNE reuniu estudantes de todo o país ¿ inclusive das regiões Sul e Sudeste, mais afetadas pela gripe suína. ¿Cerca de oito pessoas apresentaram sintomas da doença no mesmo ônibus em que ele voltava. Mas ele era o mais grave por causa da doença que tinha¿, relata o estudante Rafael Freire, que organizou a excursão para o congresso. Uma moça que também viajava no ônibus teve os sintomas e está internada no Hospital Universitário. A Secretaria de Saúde do DF diz que, como o vírus circula no país, não há como garantir que o contágio ocorreu em Brasília.

O estudante de enfermagem fazia todas as noites um tratamento com balão de oxigênio. Mas, como o aparelho é pesado, preferiu não levá-lo na viagem. ¿Ele passou todos esses dias sem o oxigênio e eu acho que isso ajudou a agravar a saúde dele¿, opina a irmã. O rapaz viajou em um ônibus fretado que partiu de Campina Grande, com alunos da Universidade Estadual da Paraíba e de faculdades particulares.

Universitários que estavam no mesmo grupo disseram que Severino sequer visitou pontos turísticos de Brasília. Passou os dias no ginásio Nilson Nelson e na Universidade de Brasília (UnB), onde foram realizados os eventos do congresso. E à noite retornava, no ônibus fretado, para o alojamento, no Núcleo Bandeirante.

Os primeiros sintomas apareceram na volta, quando o ônibus estava próximo de Campina Grande, na tarde do dia 21. ¿Ele teve uma parada respiratória. Paramos no posto e a Polícia Rodoviária Federal o levou até a cidade, junto com uma amiga¿, relatou Rafael Freitas. Em Campina Grande, o estudante foi medicado em uma clínica particular e liberado. Em seguida, seguiu viagem com a amiga para João Pessoa.

Mas os sintomas se agravaram e, no dia 22, Severino deu entrada na UTI do Hospital Universitário Lauro Wanderley ¿ centro de referência para a gripe suína na capital paraibana. Os médicos recolheram amostras para o exame laboratorial, que confirmou a doença no sábado. O estudante teve parada cardíaca, respiratória e dos rins, o que caracterizou falência múltipla dos órgãos. Morreu às 2h da madrugada de ontem. Ele foi sepultado no mesmo dia, no cemitério Senhor da Boa Sentença, no centro de João Pessoa.

A Secretaria de Saúde da Paraíba informou que houve sete casos confirmados da nova gripe no estado. Com exceção do estudante, nenhum paciente teve complicações. A Secretaria de Educação do DF informou que não houve pessoas com suspeita da doença nos locais onde os estudantes ficaram alojados.

1 - ENTRE VERBAS E VANDALISMO O Congresso Nacional da UNE (Conune) é realizado de dois em dois anos. Além de debates e palestras, marca a eleição do presidente da entidade, cujo mandato termina na edição seguinte. No evento deste ano, destaque para atos em defesa do governo e da Petrobras ¿ que repassou R$ 100 mil à entidade para financiar o congresso ¿, além de reclamações da Secretaria de Educação, que acusou estudantes de depredarem escolas usadas como alojamento.

Em estado de alerta

Da Redação

A confirmação ontem de sete novas mortes por gripe suína em São Paulo, três no Rio Grande do Sul e a primeira na Paraíba elevou para 56 o número de óbitos pelo vírus no país. O estado paulista é o que registra mais mortos até agora: 27. No Rio Grande do Sul foram 19. Houve ainda cinco óbitos no Rio de Janeiro e quatro no Paraná.

Devido ao avanço da doença, três universidades de São Paulo ¿ USP, Unicamp e Unesp ¿ adiaram o início do segundo semestre letivo para 17 de agosto. A escolas da rede estadual também estenderam o recesso até 17 de agosto, por recomendação da Secretaria de Saúde.

Cerca de 20% dos colégios públicos que haviam retomado as aulas nesta semana tiveram as atividades suspensas. O sindicato das escolas particulares de São Paulo também recomendou que a rede privada adie a volta às aulas.

Com a primeira morte na Paraíba, os demais estados nordestinos estão em alerta. Em Olinda (PE), uma adolescente mineira de 17 anos está em estado grave na UTI do Hospital Prontolinda, com a gripe A. Ela saiu de Minas Gerais com familiares e amigos para passar férias em Pernambuco e está internada desde o dia 20. Algumas pessoas do grupo também pegaram gripe, mas melhoraram, enquanto seu quadro piorou. Ela está à base de sedativos e os médicos estão tratando uma pneumonia bacteriana. Há três pessoas internadas em estado grave com a Influenza A (H1N1) em Pernambuco, de um total de 29 casos confirmados no estado. Os outros dois são do sexo masculino e com idades de 37 e 58 anos. Há 17 casos suspeitos da gripe e outros 60 foram descartados.

A Secretaria Estadual de Saúde montou estruturas de vigilância sanitária no aeroporto de Petrolina, no sertão pernambucano, desde o dia primeiro, e no porto e no aeroporto do arquipélago de Fernando de Noronha, na segunda-feira, uma vez que esses dois locais não estavam sendo cobertos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Rio Grande do Norte tem 23 casos confirmados da gripe A. Nenhum deles se encontra internado ou em estado grave. A Secretaria Estadual de Saúde registra cinco casos suspeitos e descartou 28. O foco da prevenção no Rio Grande do Norte tem sido as redes de ensino pública e privada.