Título: No PI, 1.084 locais irregulares em 25 municípios
Autor: Tinoco, Dandara
Fonte: O Globo, 13/02/2011, O País, p. 13

Cemitério tem 300 túmulos e nenhum administrador

TERESINA. Com 300 túmulos e quase 50 anos de existência, o Cemitério da Cacimba Velha, na zona rural de Teresina, tem a estrutura de um pequeno cemitério normal. No entanto, a área não é administrada pela prefeitura ou por empresa privada.

O local é apenas um dos mais de mil cemitérios irregulares no Piauí, um dos estados onde o levantamento do Ministério da Saúde está mais avançado. Até a primeira semana de dezembro, 1.084 locais não oficiais foram encontrados em 25 municípios.

O comerciante Antônio Francisco Ferreira da Silva, de 57 anos, conta que, sem qualquer exigência, sepultou sua mulher e seus sogros no Cemitério da Cacimba Velha:

- Para enterrar uma pessoa aqui basta ter um morto. A gente paga a uma pessoa conhecida para abrir a cova ou alguém da família faz isso. Não precisa apresentar o atestado de óbito ou algum encaminhamento.

Segundo Francisco, no ano passado, moradores da região discutiram a possibilidade de pedir a legalização do cemitério, mas desistiram da ideia por conta das taxas que passariam a ser cobradas.