Título: Enfim, o remédio ao alcance de todos
Autor: Moraes, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 29/07/2009, Brasil, p. 11

Médicos particulares já podem receitar o Tamiflu para quem apresentar suspeita do vírus

A rede particular de saúde do Distrito Federal poderá agora recorrer aos hospitais públicos para ter acesso ao antiviral Tamiflu, usado no tratamento da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. Com a recomendação do Ministério da Saúde para que o atendimento aos pacientes com suspeita de contágio pelo novo vírus fique descentralizado ¿ e não mais concentrado nos hospitais de referência ¿ a ordem é que o medicamento seja enviado para as unidades regionais.

¿Com isso, a rede privada será orientada a realizar o atendimento, em vez de encaminhar pacientes para o Hran, que é o centro de referência do DF, ou para a rede pública¿, explicou o promotor de Justiça Diaulas Ribeiro, da Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida). A mudança foi acertada ontem entre a Secretaria de Saúde, representantes da rede particular e o Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

Segundo o promotor, a partir de agora, qualquer médico poderá receitar o Tamiflu se julgar necessário. E o paciente, com a prescrição em mãos, deverá retirar o medicamento no hospital regional mais próximo. Antes de pegar a medicação, ele terá que preencher uma ficha com dados pessoais.

O Ministério da Saúde restringiu o uso do antiviral, antes receitado a todos os pacientes com suspeita da nova gripe, apenas a situações graves ou pessoas com fatores de risco. A ideia é evitar que o vírus crie resistência ao medicamento. Mas uma reclamação recorrente dos médicos é que, mesmo nos casos em que houve indicação para o uso do remédio, havia dificuldade de acesso.

¿Vamos fiscalizar para evitar o uso indiscriminado. Mas o que queremos é que não falte o remédio para quem precisar¿, explicou Diaulas. A Secretaria de Saúde informou que as doses do Tamiflu devem estar nos hospitais regionais até a semana que vem.

Representantes da rede privada também participaram da reunião no Ministério Público e foram orientados a adotar novos hábitos. Os pacientes com suspeita de gripe terão que receber máscaras assim que chegarem ao hospital e os funcionários terão que ficar atentos à recomendação.

Lixeiras O Ministério Público também planeja fazer, a partir da semana que vem, inspeções em shoppings, feiras livres e locais de grande concentração de pessoas. A ideia é verificar se os estabelecimentos adotaram cuidados básicos de prevenção, como colocar álcool em gel, toalhas de papel e sabonete líquido nos banheiros e cartazes com orientações sobre a nova gripe. ¿A recomendação é retirar aqueles secadores de mão, que não resolvem o problema. Outra orientação é colocar lixeiras do lado de fora dos banheiros, para que a pessoa, ao sair, possa usar um papel para abrir a porta e tenha como descartá-lo¿, ressaltou Diaulas.

No prédio do Ministério Público também haverá novas medidas de prevenção contra o vírus da gripe. Nos próximos dias, os seguranças receberão álcool em gel para higienizar as mãos de todos que chegarem ao local. O produto também será colocado em todos os banheiros e os botões dos elevadores passarão por limpeza três vezes por dia ¿ e não apenas uma, como é hoje.