Título: Longa tradição ligada à imprensa
Autor: Rodrigues, Lino
Fonte: O Globo, 15/02/2011, Economia, p. 17

Prêmio Esso tem destino incerto

SÃO PAULO. Com a extinção da bandeira Esso no Brasil, anunciada ontem pelo presidente do grupo Cosan, Rubens Ometto, está indefinida a situação do ¿Prêmio Esso de Jornalismo¿ este ano, o mais tradicional do jornalismo brasileiro. Até o ano passado (55ª edição), o prêmio foi organizado e patrocinado pela ExxonMobil, que vendeu, em 2008, a rede de postos Esso para a Cosan por US$1 bilhão. Desde que comprou a marca no Brasil, a própria Cosan havia garantido que não faria mudança na organização do ¿Prêmio Esso de Jornalismo¿, que já premiou mais de 27 mil trabalhos jornalísticos de todo o país.

Em 2010, o Prêmio Esso completou 55 anos de existência ininterrupta. Idealizado em 1955, com o nome de ¿Prêmio Esso de Reportagem¿, posteriormente passou a se chamar ¿Prêmio Esso de Jornalismo¿, título que mantém até hoje. A empresa também produziu o Repórter Esso, um marco no jornalismo brasileiro, entre 1952 e 1970.