Título: Twitter do STF sugere aposentadoria de Sarney
Autor:
Fonte: O Globo, 16/02/2011, O País, p. 10

Tribunal diz que mensagem foi escrita por engano; funcionária que postou frase acabou dispensada

BRASÍLIA. O Twitter oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) estampou ontem uma frase com potencial para criar uma crise institucional: "Ouvi por aí: "Agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?"." A mensagem ficou no ar apenas por alguns minutos, mas provocou grande repercussão. O presidente da Corte, Cezar Peluso, telefonou para o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-PA), para se desculpar. A assessoria de imprensa publicou no site do tribunal nota dizendo que "foram tomadas as medidas administrativas cabíveis".

A confusão foi provocada por uma funcionária terceirizada, que pensou ter postado o comentário em sua página pessoal. Quando o erro foi percebido, o estrago estava feito. O episódio irritou Peluso, e o STF dispensou a funcionária, que será substituída. O nome dela não foi divulgado.

Em nota, o STF informou que a divulgação no Twitter do tribunal foi indevida. "A Secretaria de Comunicação Social do Supremo Tribunal Federal esclarece que, por ato impensado, sua página oficial no Twitter foi usada indevidamente por funcionária terceirizada, para tecer comentários impróprios a respeito de eminente autoridade, à qual o STF e a SCO pedem encarecidas desculpas", diz a nota. O órgão também pediu desculpas aos seguidores da página do Supremo no Twitter. "Os comentários em nada, direta ou indiretamente, refletem os pensamentos desta Corte Suprema."

Sarney preferiu encarar o episódio com bom humor e ainda fez um pedido expresso a Peluso para que não punisse e muito menos demitisse a autora do polêmico tweet. Sarney gravou um vídeo para o blog oficial do Senado, mostrando-se satisfeito com a comparação entre sua trajetória política e a carreira de um dos maiores craques do futebol brasileiro.

- Eu fico feliz porque o Ronaldo é o fenômeno, né? Me comparar (sic) ao Ronaldo como um fenômeno também, eu fico muito feliz. E, ao mesmo tempo, eu quero agradecer a essa moça porque fez um julgamento muito bom a meu respeito.