Título: Roseana é operada para conter sangramento
Autor:
Fonte: O Globo, 17/02/2011, O País, p. 11

SÃO LUÍS. A governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), foi submetida ontem a uma cirurgia às pressas para conter um sangramento intestinal. A operação, realizada pela equipe do médico Santiago Servin, durou cerca de uma hora e meia e conseguiu solucionar o problema, segundo a assessoria do governo do estado.

Ainda pela manhã, Roseana deixou a UTI e foi para um quarto. Segundo o secretário de Comunicação do governo do estado, Sérgio Macêdo, a governadora deverá viajar para São Paulo para ser submetida a exames assim que receber autorização médica, o que deverá ocorrer hoje.

Roseana já foi submetida a 22 cirurgias, incluindo o procedimento de ontem. Em 2009, pouco depois de assumir o governo do estado, a peemedebista realizou uma clipagem depois que foi detectado um aneurisma cerebral. As cirurgias mais delicadas ocorreram em 1998, quando Roseana retirou um nódulo benigno no pulmão, fez uma intervenção no abdome, retirou o útero, extraiu um nódulo no seio e parte do intestino.

Ontem, Roseana foi submetida a uma colonoscopia, que confirmou o sangramento intestinal e a necessidade da cirurgia. Não foi informado se há relação com os problemas enfrentados em 1998. Em nota, o governo do Estado informou que a governadora passa bem e "deverá ficar em observação" nos próximos dias.