Título: Berlusconi sabia que Ruby era menor de idade
Autor:
Fonte: O Globo, 17/02/2011, O Mundo, p. 31

Jovem contou à Justiça que premier inventou parentesco seu com Mubarak. Cavaliere diz que não renuncia

MILÃO, Itália. O premier italiano, Silvio Berlusconi, sabia que a marroquina Karima ¿Ruby¿ El Mahroug era menor de idade em março de 2010 e, mesmo assim, teria mantido relações sexuais com a adolescente até o final de maio, segundo declarações da jovem à Promotoria de Milão divulgadas ontem pelo jornal ¿La Repubblica¿. O relato de Ruby constitui o principal elemento de prova da Justiça contra o premier italiano, que será julgado por um trio de juízas a partir de 6 de abril por extorsão e prostituição de menores. A investigação também utilizou algumas técnicas para comprovar que a adolescente esteve na mansão do premier em Arcore por 15 noites ¿ em vez de três, como alega a marroquina ¿ em pouco mais de três meses e, nesse mesmo período, falou quase diariamente com o Cavaliere por telefone. Apesar de correr o risco de perder o cargo e pegar uma pena de até 15 anos de prisão se condenado, Berlusconi afirmou ontem não estar preocupado.

¿ Por amor à pátria não falo sobre isso ¿ disse o premier. ¿ Só quero dizer uma coisa: não estou nem um pouco preocupado. A Liga Norte (partido da coalizão do governo) me mostrou muito apoio. Não renunciarei. Terminaremos o governo no prazo normal.

Segundo o relato de Ruby à Justiça, os dois se conheceram em 14 de fevereiro do ano passado e, na ocasião, a adolescente ¿ então com 17 anos ¿ se apresentou ao premier como uma egípcia de 24 anos.

¿Ele me viu, me levou para um quarto onde ficamos sozinhos. E me disse que minha vida mudaria. Mesmo sem nunca ter me falado explicitamente sobre sexo, não foi muito difícil entender que ele estava me propondo fazer sexo com ele¿, conta Ruby, afirmando ter recebido um envelope com 50 mil na ocasião.

Mas a jovem foi obrigada a revelar sua verdadeira idade e nacionalidade quando Berlusconi propôs pagar a ela seu aluguel durante cinco anos ¿ num apartamento em Milão no mesmo edifício onde vivem outras mulheres que participam das festas ¿bunga bunga¿.

¿Não podia mais mentir. Então disse a verdade: `sou menor de idade e não tenho documentos, pois fugi de casa¿¿.

A jovem relata que o político não parecia impressionado pela confissão. Ao contrário, o próprio premier sugeriu uma maneira de resolver a questão, e pediu à adolescente que dissesse a todo mundo ser sobrinha de Hosni Mubarak, de forma a justificar o dinheiro que receberia dele. Esse seria o mesmo argumento que Berlusconi usou para pedir, em 27 de maio, a libertação de Ruby, que havia sido presa por furto. Segundo a versão que o premier sustenta até hoje, ele tentava evitar uma saia-justa diplomática, pois acreditava que a jovem era realmente sobrinha do ex-ditador egípcio. Mas, para a juíza Cristina di Censo, responsável por ordenar o julgamento de Berlusconi, a real preocupação do político ao ligar às 23h45m ao chefe de gabinete da Polícia foi a de apagar todas as pistas da visita da menor a Arcore. Desde então, tudo indica que os dois nunca mais se encontraram. Segundo os relatos vazados, o premier teria dito nessa noite de maio à marroquina:

¿Podemos nos rever quando você virar maior de idade¿.