Título: Ofensiva contra o crack
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 18/02/2011, O País, p. 13

Centros para tratar dependentes

BRASÍLIA. O governo deu o pontapé inicial para a criação de 49 Centros Regionais de Referência (CRR) em crack e outras drogas. Os centros funcionarão em universidades federais e estaduais e oferecerão cursos de formação para profissionais de saúde direcionados ao tratamento das vítimas do crack e outras drogas. A intenção é formar 14 mil profissionais.

A criação dos centros está prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado no ano passado pelo ex-presidente Lula pouco antes de Dilma Rousseff deixar a Casa Civil para se candidatar à Presidência e defender o combate ao crack e o tratamento de usuários em seu programa de governo, como já o fazia José Serra, candidato do PSDB.

Em seminário sobre o assunto ontem, no Palácio do Planalto, Dilma prometeu combater as drogas:

- Meu governo vai dar um combate sistemático à questão do crack. Eu também tenho um compromisso com o povo do meu país de levar essa luta sem quartel ao crack - afirmou, ressaltando que as características da juventude permitem a propagação da droga.

- Fico muito feliz pelo fato de os senhores estarem integrando a linha de frente deste combate - disse Dilma, dirigindo-se a médicos, professores e reitores. - Precisamos formar profissionais. Sabemos que essa é uma droga que apresenta o desafio de não ter, no plano mundial, um acervo de conhecimentos e um acúmulo de metodologias no tratamento e isso faz com que a iniciativa dos Centros Regionais de Referência seja uma iniciativa pioneira.