Título: Filho de bicheiro é detido pela Polícia Federal
Autor: Costa, Ana Claudia
Fonte: O Globo, 18/02/2011, Rio, p. 15

Haylton Scafura queria informações sobre ação contra caça-níqueis

Flagrado por policiais durante uma operação para apreender máquinas caça-níqueis ontem em Cascadura, Haylton Scafura, filho do bicheiro José Caruzzo Scafura, o Piruinha, foi levado para a sede da Superintendência da Polícia Federal à noite. Segundo o delegado Marcelo Daemon, que comandou a blitz, Haylton estava próximo ao local das apreensões, fazendo sondagens sobre a operação. Com o filho do bicheiro, foram detidos dois policiais militares que trabalham na sua segurança. Haylton foi levado para a PF para prestar esclarecimentos.

A operação, batizada como Estrangulamento, foi realizada pela Polícia Federal com apoio da Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar. Participaram da ação 60 agentes federais e 12 PMs. No total, oito pessoas foram presas e 131 máquinas caça-níqueis, apreendidas. Entre os presos, estão donos de estabelecimentos comerciais onde os caça-níqueis estavam e também pessoas que trabalham no recolhimento do dinheiro das máquinas.

Em depoimento prestado à PF, um ex-informante da Polícia Civil afirmou, sem dizer o nome, que o filho de Piruinha tinha ligação com o sargento do Exército Volber Roberto da Silva Filho, traficante de armas e especialista em explosivos, que morreu em julho do ano passado. Segundo a polícia, Volber reagiu a um cerco feito por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod). Ele teria fornecido a bomba usada no atentado em que morreu o filho do bicheiro Rogério Andrade, na Barra da Tijuca.