Título: Estatal diz que terceirizados são altamente especializados
Autor: Alvarez, Regina
Fonte: O Globo, 20/02/2011, O País, p. 3
BRASÍLIA. Em sua defesa, a Petrobras informou que, desde 2001, realizou 20 processos seletivos públicos e, nesse período, foram admitidos mais de 29 mil novos empregados em todas as regiões do país. A estatal argumenta que, nos contratos com prestadoras de serviços, são especificados os serviços e produtos a serem entregues, e as empresas contratadas são responsáveis tecnicamente pela execução dos trabalhos. "Para tanto, essas empresas precisam dispor em seus quadros de pessoal especializado e gabaritado para tarefas a serem desempenhadas, com observância aos conselhos de classe e profissões regulamentadas."
"Cabe destacar que o Sistema Petrobras encerrou o ano de 2010 com aproximadamente 80.500 empregados, sendo que esse número deverá crescer até 2013, em função dos novos desafios e do Plano de Negócios 2010-2014, por meio do qual a Petrobras deverá atingir a marca de 224 bilhões de dólares em investimentos no período, sendo 95% aplicados no Brasil", informa a Petrobras.
Para cumprir o Plano de Negócios 2010-2014, a estatal diz que será necessária a contratação de mão de obra altamente especializada, havendo, em muitos casos, a obrigatoriedade de contratação de prestadoras de serviço. A Petrobras confirma a contratação de fiscais terceirizados para plataformas em alto-mar, no Pólo de Macaé, mas afirma que é uma situação excepcional: "Todas as plataformas de propriedade da Petrobras são operadas pelo pessoal da própria empresa. Cada plataforma possui pelo menos um fiscal a bordo que é empregado da Petrobras e, a depender do volume de trabalhos a bordo, esse número pode ser reforçado com outros técnicos capacitados para acompanharem a execução dos serviços. Nestas situações excepcionais, existem tarefas específicas, realizadas por um pequeno grupo de profissionais de contrato celebrado pela Petrobras com a BV (Bureau Veritas), distintas das atividades e responsabilidades típicas da fiscalização", informa.
Quanto ao cadastro de reserva com aprovados em concursos, a Petrobras informa que "as admissões ocorrerão conforme as necessidades administrativas e operacionais da companhia dentro dos prazos de validade estabelecidos para os processos seletivos".
Segundo a estatal, existem três processos seletivos em andamento, um de 2009 e dois de 2010. E os processos anteriores já expiraram. No processo seletivo de 2009, foram admitidos, até o momento, 1.865 empregados. Nesse concurso, foi formado um cadastro de 2.664 candidatos aprovados para 819 vagas divulgadas. Com as 1.865 admissões já realizadas, resta um cadastro de 799 candidatos aprovados, válido até 26 de abril de 2011.
No processo seletivo de 2010, foram admitidos 822 empregados, com cadastros válidos até 22 de junho de 2011. Nesse concurso, foi formado um cadastro de 1.398 candidatos aprovados para 502 vagas. Com as 822 admissões realizadas desse concurso, resta um cadastro de 576 aprovados. No cadastro de aprovados de ambos os concursos, há 1.375 candidatos, segundo a Petrobras.