Título: Vivemos sem regras claras
Autor: Oswald, Vivian
Fonte: O Globo, 20/02/2011, Economia, p. 32

GESNER OLIVEIRA BRASÍLIA. Especialista em defesa da concorrência, o ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) Gesner Oliveira disse ao GLOBO que o mundo não tem estrutura para se defender dos efeitos deste mercado de alimentos concentrado.

Como os países podem se defender da forte concentração na indústria de alimentos?

GESNER OLIVEIRA: Não há autoridade internacional e a Organização Mundial de Comércio (OMC) não tem poder neste campo. É uma das grandes lacunas do comércio internacional. Não há instância de limitação de abuso de poder no mercado internacional. Vivemos numa economia global sem regras claras de mercado. As que existem foram criadas para o passado.

A concentração é o maior problema para a formação de preços?

OLIVEIRA: Este é um dos principais componentes. Outro problema importante é a precariedade da infraestrutura nos países em desenvolvimento, o que só acentua a capacidade das empresas de praticar o monopólio. No Brasil, por exemplo, o custo do escoamento da produção de grãos é muito elevado. Pode ser facilmente controlado por alguns grupos.

Há soluções em vista?

OLIVEIRA: O estímulo à inovação tecnológica é uma delas. A revolução verde tem que ser permanente. É fundamental investir em infraestrutura