Título: Crescimento da economia poderia atingir 6% ao ano
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 20/02/2011, Economia, p. 33

A proposta do Movimento Brasil Eficiente - que será amplamente discutida no seminário no GLOBO - visa a estabelecer metas fiscais para uma década (2011 a 2020), que abraçariam, por exemplo, ajuste do gasto público e contenção da carga tributária. Pela proposta, o crescimento médio da economia brasileira seria de 6% ao ano. Uma meta que requer ampliar os investimentos para 25% do PIB (hoje em quase 20%).

- São quatro os gargalos que travam o crescimento econômico. Além da infraestrutura, existe um apagão de mão de obra qualificada. Houve incentivo zero nos últimos 20 anos para a formação técnica. E não vejo o governo se mexendo para mudar isso. Vai haver importação de mão de obra qualificada. O segundo apagão é o de excesso de burocracia, que prejudica a relação entre órgãos fiscalizadores e empresários - explicou Paulo Rabello, acrescentando que o Brasil tem uma "estrutura produtiva altamente irracional do ponto de vista ambiental".

Diminuir desigualdades com investimentos

Para Paulo Rabello, 5% do PIB, por ano, deveriam ser destinados a projetos de infraestrutura. Com isso, o país conseguiria dar conta do próprio crescimento e permitiria diminuir as desigualdades. Pela proposta do Movimento, a meta é reduzir a pobreza de 24% para 15% da população.

- O Brasil precisa acelerar muito a distribuição da riqueza. Mas é fato que o brasileiro é muito conformista - disse Paulo Rabello, para quem a baixa poupança do país, ao contrário do que acontece na China, é outro ponto que preocupa.

Virada no cenário internacional, um risco

Segundo Paulo Rabello, o Brasil se beneficia da alta das commodities. Uma virada nesse quadro traria consequências desastrosas para o país.

- Uma virada no cenário internacional pode trazer uma completa desarticulação. Hoje a competência do país fica limitada a não atrapalhar. Depender disso é perigoso: é hora de fazer o dever de casa.

O seminário "Brasil Eficiente", que vai debater as propostas do Movimento Brasil Eficiente, será realizado no próximo dia 24, no auditório do GLOBO. A inscrição, gratuita, pode ser feita pelos (21) 2263-7456 ou (11) 5505-1080. No evento, haverá o lançamento do "Panorama fiscal brasileiro: proposta de ação" que traz os livros "Reforma da reforma: a estrutura tributária dez, dez, dez", de Paulo Rabello de Castro, e "Reorientar o gasto corrente para crescer mais", do economista Raul Velloso.

- O seminário é um levante da cidadania - disse Paulo Rabello.

Outras informações sobre o Movimento Brasil Eficiente estão no www.brasileficiente.org.br. (Fabiana Ribeiro)