Título: Situação de Meyer será decidida hoje
Autor: Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 21/02/2011, O País, p. 4

Furnas Centrais Elétricas alega que, ao indicar Aluízio Meyer para diretor técnico de três empresas Transenergia, levou em conta a carreira do ex-funcionário: "O currículo do profissional indicado foi submetido a todos os sócios que aprovaram a contratação do mesmo, que até o momento vem desempenhando suas funções dentro das sociedades."

Em nota, a empresa disse que, após ser procurada pelo GLOBO, apurou no site do Tribunal de Justiça do Rio a existência de decisão judicial recente, publicada no dia 2 (condenação por improbidade administrativa na Cedae): "As providências cabíveis serão tomadas na segunda-feira próxima (hoje)", informou.

A nota também diz que, por acordo de acionistas, coube a Furnas indicar o diretor técnico, obrigatoriamente, funcionário, ex-funcionário, ou profissional com vínculo empregatício por mais de cinco anos - Meyer trabalhou na estatal de 1976 a 1998. Furnas informou ainda que a parceria com a Transenergia foi aprovada pela diretoria e pelo conselho de administração da estatal e da Eletrobras.

Meyer nega ligação com Cunha

Meyer negou que tenha chegado à direção técnica das Transenergia por indicação de Cunha. Embora admita conhecer o deputado do PMDB, disse que não o vê há tempos:

- Ele até ficou chateado comigo, em 2005, quando eu pedi demissão do cargo de presidente da Cedae. Naquele gesto, demonstrei desapego ao poder. Minha vida sempre foi pautada pela completa lisura.

Meyer disse que, depois de se aposentar em Furnas e assumir cargos na administração estadual, perdeu o sossego. Ele se diz injustiçado pela decisão que o condenou, no início do mês, por improbidade administrativa na Cedae, por contratação de funcionários sem respeitar a exigência de concurso.

- Apresentei provas à Justiça de que insisti com a governadora Rosinha em contratar os concursados -- disse.

Em nota, o deputado Eduardo Cunha negou ter sido o responsável pela indicação de Aluízio Meyer para dirigir as empresas Transenergia:

- Não tenho nada com a indicação de Aluizio Meyer e sequer sei o que é Transenergia.